Plataforma da organização foi destaque em case sobre people analytics, apresentado no prêmio “Think Work Flash Innovations”
- O setor de recursos humanos aponta cada vez mais no potencial da coleta de dados para a gestão de pessoas (Fonte: LinkedIn).
- O Einstein, antes mesmo da chegada da pandemia – que ocasionou um verdadeiro boom na necessidade de coleta de dados – já apostava em uma plataforma de people analytics e uma base de dados sólidos.
- De forma pioneira, em 2019, a organização identificou a necessidade de dedicar uma equipe específica para criar uma plataforma que orientasse o RH e as lideranças em tomadas de decisões mais estratégicas, por meio dashboards operacionais para melhor gestão, estudo de tendências e previsões dos indicadores.
- Desenvolver e implementar o “Dashboard Estratégico”, modelo de gestão de dados no qual toda a liderança tem acesso às suas áreas e indicadores, foi fundamental para encarar as fases mais duras da pandemia, isto porque líderes e RH conseguiam ter uma visão real da atual situação vivida e quais seriam os principais gargalos para tomadas de decisões mais assertivas durante este período.
- A área de dados avalia, continuamente, a força de trabalho interna para prover estratégias, políticas e programas que deem suporte ao desenvolvimento das competências, ambiente e clima organizacional adequados, e lideranças preparadas para a gestão de pessoas.
- O sucesso da plataforma estratégica foi tão grande que o case se tornou destaque recente no prêmio “Think Work Flash Innovations”, criado para reconhecer as iniciativas mais impactantes e interessantes do momento em gestão de pessoas.
- O uso da plataforma de people analytics e outras ações de gestão foi abordado também no livro “Na Linha de Frente enfrentando o Desconhecido: aprendizados sobre liderança e gestão de pessoas vivenciadas pelo Einstein durante a maior crise sanitária do século”, lançado em junho deste ano, que traz um capítulo destinado a contar como o Einstein utilizou os dados para melhores decisões.
- Hoje, os excelentes resultados fizeram com que a área de RH estimulasse as equipes na construção de dashboards operacionais em diferentes segmentos, a fim de gerenciar processos internos e disseminar a cultura de dados.