SAP, Oracle, Propay, Benner, Nasajon, TOTVS e Senior falam de suas estratégias para atender a demanda da área de RH em 2017
A gestão do capital humano, hoje mais do que nunca, é de vital importância para o sucesso de qualquer estratégia empresarial. Somente reconhecendo e alavancando o potencial dos colaboradores é que se torna possível criar o ambiente e condições propícias para inovar, crescer e sustentar os negócios. Principalmente em um cenário que está exigindo a reinvenção dos modelos de negócio, de produção, da economia e da própria maneira de consumir.
Neste novo cenário que se desenha no mercado, a SAP vai manter em 2017 apoio total para empresas e instituições que estão iniciando ou desenvolvendo suas tão necessárias jornadas de transformação digital, o que inclui necessariamente a transformação de suas áreas de Recursos Humanos.
Para Roberto Spuri, vice-presidente de vendas de solução de gestão de capital humano da SAP, mais do que apenas uma estratégia de negócios, a SAP considera de fundamental importância demonstrar às organizações, tanto públicas quanto privadas, a importância e de que forma conseguir o engajamento dos colaboradores. Dessa forma, eles se tornam muito mais conectados aos objetivos, propósitos e valores de suas empresas. “Também estamos focados em contribuir com as melhores soluções para o crescimento e autodesenvolvimento dos profissionais. Por fim, este ano, nossa estratégia também vai procurar vincular os temas de sustentabilidade socioeconômica, inclusão e diversidade, variedade e pluralidade de gerações, e trazer de forma dinâmica e estruturada um modelo de usabilidade mais focada na experiência digital de consumidor”, indica Spuri.
Para a Propay, as empresas em geral, e consequentemente suas áreas de RH, tem um importante desafio em 2017, que consiste em se preparar para a implementação do e-Social, com prazo previsto para vigorar a partir de janeiro de 2018. Segundo Leonardo Albuquerque, diretor comercial e marketing da ProPay, a empresa está preparada para garantir que os mesmos continuem investindo mais tempo nas suas estratégias de negócio, do que na solução de assuntos operacionais, como é o caso do e-Social. “Isso resume um pouco da estratégia de negócios da ProPay, que consiste em gerar valor agregado na gestão de negócios de nossos clientes, não apenas com uma operação altamente eficiente e integrada, mas indicadores estratégicos um atendimento diferenciado”, destaca.
Já para o presidente da Nasajon Sistemas, Eduardo Nasajon, desde o ano passado, a estratégia tem sido aprimorar os produtos e mirar em empresas maiores do que a tradicional base de clientes, uma vez que são clientes maiores, com demandas mais sofisticadas e, certamente, mais exigentes. Para se ter ideia, o sistema de “Avaliação de Desempenho” foi pensado para empresas com maturidade para saber a importância que tem o processo de avaliação de suas equipes; e o “Ponto Web”, sistema de marcação de ponto via web desenhado para empresas que possuem mais de um estabelecimento e precisam controlar o acesso de seus funcionários em vários locais de trabalho.
Para Carlos Maffei, diretor comercial de divisão de sistemas da Benner, a principal estratégia da empresa é o lançamento de soluções 100% automatizadas (rotinas, processos e lançamentos) em nuvem, com implantação compacta contendo as melhores práticas do mercado e valor totalmente mensalizado no formato de software como serviços (SaaS). De acordo com o executivo, a estratégia é oferecer uma solução compacta, mas bastante robusta, para empresas de médio porte que necessitam de ferramentas mais completas para poderem alavancar o crescimento, com um investimento compatível entre as necessidades e a capacidade financeira. “Os diferenciais estão na própria concepção da solução (full web, mobile, processos baseados em workflow, módulos de gestão (gestão de desempenho e educação corporativa) EAD, além do custo x benefício não encontrado no mercado”, aponta.
Na Senior, independente de segmento e, ainda mais diante do cenário de transformação digital, as empresas dependem das pessoas. Estes são os chamados talentos: são as pessoas certas nos lugares certos. Serão estas pessoas que, preparadas, satisfeitas, encorajadas e engajadas com o propósito da organização e com a transformação, serão os agentes de mudança para o mundo digital e trarão os resultados esperados.Desta forma, os departamentos de RH precisam ajudar os colaboradores a mudarem o seu mindset para o modelo digital e têm a oportunidade de revolucionar a experiência dos colaboradores, transformando os seus processos e adotando novas abordagens por meio de novas plataformas digitais.“Em 2016, liberamos novos módulos conectados à transformação digital, de forma que o RH entregue uma nova experiência para seus colaboradores. Para 2017, os investimentos estão ainda mais intensos na evolução do HCM, inclusive iniciando a migração da Folha de pagamento para a plataforma WEB”, revela Ricardo Kremer, Gerente de Produto
Adriano Chemin, vice-presidente sênior da Oracle para a América Latina, conta que a estratégia da Oracle é ajudar os profissionais de RH a definirem cada vez mais seus papéis de atuação como estratégicos e com agregação de valor ao negócio. Para ele, um dos fatores fundamentais é, com as soluções na nuvem, que podem ser integradas e de fácil uso, que os líderes de RH devem ter recursos adequados para atrair e reter talentos no mundo cada vez mais conectado e digital.
Por fim, Marcelo Cosentino, vice-presidente dos segmentos Services da TOTVS, destaca que o TOTVS Labs, laboratório de inovação no Vale do Silício (EUA), está sempre conectado às principais tendências de mercado para identificar novidades para atender a demando do setor de RH, e em 2017, a empresa continuará apostando nesse segmento, que é um dos mais relevantes para a companhia, pois são mais de 10 mil clientes, nos 11 segmentos de atuação. “Desde a estratégia de segmentação da TOTVS, em 2014, o setor passou a ter um foco ainda maior no nosso plano de negócios. Como a área de RH é cross, ou seja, permeia todos os setores da economia, nos destacamos pelo nosso potencial de atender empresas de qualquer segmento da indústria, das pequenas às grandes empresas, independentemente do tipo de negócio”, comenta.