Ação foi feita em comemoração ao Dia de Doar e envolveu 42 profissionais, que mobilizaram familiares e amigos na arrecadação de recursos para causas sociais
A cultura de doação também pode fazer parte da cultura organizacional das empresas e ajudar a fortalecer a agenda ESG (Environmental, Social and Governance). No Grupo MOL, ecossistema de organizações dedicadas a promover a cultura de doação no Brasil, uma gincana proposta para os funcionários mostrou que ações de impacto social no ambiente corporativo podem gerar transformações reais: em sete dias, os participantes mobilizaram amigos e familiares e conseguiram 446 doações que totalizaram R$ 44.756,13 para 44 organizações sociais brasileiras. A iniciativa foi criada em comemoração ao Dia de Doar, que neste ano aconteceu no dia 29 de novembro.
“Nossa ideia foi convidá-los a vivenciarem o trabalho de captadores de recursos, que mobilizam o maior número de pessoas possível para conseguir doações e viabilizar projetos sociais”, explica a CEO da Editora MOL, Roberta Faria. Na primeira etapa da Gincana Dia de Doar 2022, os funcionários da Editora MOL e do Instituto MOL, organizações que fazem parte do Grupo, fizeram o teste Descubra Sua Causa para identificar as causas com as quais mais se identificam, como diversidade, meio ambiente, cultura e proteção animal. A partir do resultado, eles se dividiram em seis equipes, cada uma representando uma causa, e selecionaram ONGs para apoiar. A equipe que conseguisse o maior número de doações seria a ganhadora e ainda receberia o acréscimo de R$ 10 mil da MOL, no modelo de matchfunding.
Equipe campeã conseguiu doações de cinco países
A equipe campeã da gincana representou a causa O Conhecimento, que compreende iniciativas a favor da educação, arte e esporte. Samuely Laurentino, Raíssa Pena, Rafaela Carvalho, Karolyne Oliveira, Júlia Lima, Duda Schneider e Camila Marques mobilizaram amigos e família e atingiram a marca de R$ 20.279,22 doados para mais de 30 ONGs de dez estados brasileiros. Foram 127 doações únicas, de R$ 4,32 a R$ 3 mil, vindas de cinco países diferentes.
“Eu nunca tinha participado de uma ação assim. Me diverti muito, ajudei a causa do meu coração, que é a educação, e ainda fiquei orgulhosa de ver que a MOL pratica dentro de casa a cultura de doação que tanto promove no mercado”, afirma Raíssa Pena, diretora de comunicação do Grupo MOL.
Ao final da ação, foram totalizadas 446 doações para 44 organizações sociais, fruto do esforço de todo o time da MOL. As contribuições chegaram aos R$ 44.756,13. “Doações são ferramentas de transformação social, nos tornamos protagonistas das mudanças que queremos ver no país e esse é um tema que pode e deve ser desenvolvido no ambiente corporativo. Quando a empresa se engaja, beneficia os funcionários, a comunidade e a sociedade como um todo”, afirma Roberta Faria.
Engajamento com causas sociais
O Descubra Sua Causa é um ótimo ponto de partida para engajar funcionários. Criado em 2018 pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e reformulado em 2022 em parceria com o Instituto MOL, o teste apresenta uma série de perguntas que ajudam a identificar qual é a causa que faz nosso coração bater mais forte e tem dez resultados possíveis. Há também sugestões de organizações para apoiar, pessoas para seguir, livros para ler e uma newsletter com dicas mensais.
“O envolvimento com causas sociais pode ser feito de forma prazerosa e a melhor parte é que promove mudanças sistêmicas. O Descubra Sua Causa é uma forma de mobilizar as pessoas para que façam parte da transformação”, afirma a gerente executiva do Instituto MOL, Vanessa Henriques.