Nós somos movidos por experiências positivas. É por isso que voltamos, vez após vez, em nossa cafeteria predileta, casa de amigos e familiares ou na cidade natal. Existem lugares que nos trazem tantas sensações boas, que decidimos ficar neles. Esse é exatamente o sentimento que muitas empresas desejam criar em seus colaboradores quando adotam o conceito employee experience.
Neste artigo, explicaremos melhor a relação entre o employee experience e a retenção de talentos profissionais na organização. Mostraremos também as suas vantagens e como implementá-lo. Avance para os próximos tópicos!
O que é employee experience?
O employee experience tem como finalidade a promoção de estratégias que aumentam o bem-estar, o crescimento profissional e a qualidade de vida dos colaboradores. Para que isso aconteça, o time interno se torna o foco das decisões feitas pela área de recursos humanos. Como assim?
Antes de propor mudanças ou estabelecer políticas internas, o RH leva em consideração o que os funcionários pensam, bem como quais serão os impactos positivos e negativos sobre eles. Parece um processo complexo, porém com a ajuda de tecnologias, como um software de gestão de RH, fica mais fácil realizá-lo.
Para que o employee experience entregue resultados para a organização, é necessário que o RH invista em três áreas internas:
- Cultura organizacional;
- Estrutura física;
- Estrutura tecnológica.
Essas esferas devem ser customizadas de tal forma que façam os colaboradores se conectarem com a empresa. Ao mesmo tempo em que se sentem valorizados, compreendidos e engajados com as metas do negócio.
Qual sua importância, benefícios e vantagens?
Ao analisarmos o conceito do employee experience, talvez chegamos à conclusão de que beneficia mais os colaboradores do que as empresas. Na verdade, os benefícios existem para ambos os lados. No caso das organizações, o employee experience:
- Melhora a comunicação interna – os colaboradores se sentem mais à vontade para expressar suas opiniões e recebem feedbacks regulares dos seus gestores;
- Reduz o turnover (rotatividade) de profissionais – a experiência de trabalho se torna tão gratificante que os profissionais pensam duas vezes antes de trocar de emprego;
- Potencializa o engajamento do time – funcionários valorizados tendem a entregar o melhor de si nos projetos, metas e atividades empresariais;
- Eleva a produtividade – com uma maior autoestima, as equipes produzem mais;
- Otimiza o clima organizacional – colaboradores felizes interagem melhor com outros, resolvem conflitos com mais facilidade, produzem um ambiente de parceria e acolhimento;
- Retém os profissionais talentosos – funcionários que têm um desempenho acima da média, são valiosos para a empresa. Com uma boa experiência interna, a taxa de retenção desses profissionais é maior.
Por outro lado, o employee experience oferece algo que os colaboradores desejam muito: sentir que são importantes para a empresa. É o que revela o estudo “The Employee Experience Imperative – The state of the employee service experience, what matters, and what to do about it”, produzido pela Servicenow.
De acordo com esses dados, 55% dos funcionários entrevistados disseram que suas opiniões e perspectivas não são importantes para as organizações que trabalham. Já 50% revelaram que não sentem o apoio das empresas em eventos importantes da vida, como licença médica e maternidade.
Essas deficiências são supridas por meio de uma boa política de employee experience. Dessa forma, a empresa sinaliza o quão valiosos são os seus profissionais. Um dos resultados positivos disso é a melhoria na qualidade de vida dos colaboradores.
Uma vez que, se sentem satisfeitos e reconhecidos, a saúde física e a saúde emocional e psicológica melhoram consideravelmente. Esse efeito nos profissionais é ainda mais importante quando trabalham remotamente em home office e outras estações de trabalho.
Segundo um artigo da revista Veja Saúde, 67% das organizações tiveram profissionais que foram afastados por causa de algum problema emocional. Esse percentual foi alcançado após a migração de colaboradores para o home office por causa da pandemia do Covid-19.
Olhando para o futuro, percebemos que esse modelo de trabalho continuará no cenário empresarial. Por isso, é vital que as organizações adotem o employee experience para oferecer uma boa experiência para as equipes remotas – e presenciais também.
Como implementar o employee experience na prática?
A implementação desse conceito na empresa passa por uma fase de análise e planejamento antes de iniciar a inserção de ações mais sólidas. A seguir, elencamos um passo a passo com todas essas fases.
Planejamento
Os gestores precisam fazer um levantamento de dados para definir as estratégias do employee experience. Mas que aspectos podem ser incluídos nessa etapa? Por exemplo:
- Expectativas dos colaboradores em relação a empresa;
- Objetivos da organização com a melhoria da experiência dos profissionais;
- Alinhamento da employee experience com a cultura da empresa;
- Definição de canais para diálogo com os times;
- Criação de indicadores de desempenho (KPIs) para definir o sucesso das estratégias adotadas.
Tecnologias
As tecnologias e metodologias são essenciais para a estruturação do employee experience. Uma delas é o people analytics que ajuda a empresa a conhecer o perfil dos colaboradores. Com base nessas informações, o RH constrói a jornada ou mapeamento de vida do funcionário.
Desse modo, é possível elaborar estratégias que melhorem a experiência dos profissionais desde o processo de onboarding até o offboarding. Outro resultado positivo dessas ações é a otimização da employer branding (marca empregadora) do negócio, atraindo ainda mais talentos para o time interno.
Políticas
Entre as políticas mais eficientes para a melhoria da experiência do colaborador, estão a de cargos e salários, benefícios e o endomarketing. Todas elas são voltadas para a valorização e o aumento da qualidade de vida dos funcionários.
Com respeito aos benefícios corporativos, muitas empresas oferecem opções flexíveis. Sendo assim, os colaboradores montam as suas cestas de benefícios de acordo com as suas necessidades e desejos.
No caso dos cargos e salários, as organizações se preocupam em montar um plano de remuneração competitivo. Já o endomarketing é usado para gerar conexão entre a empresa e os colaboradores.
Sem dúvidas, o employee experience é uma expressão de respeito e carinho com a equipe. Quando o time percebe isso, a empresa não ganha apenas funcionários, mas parceiros valiosos.
Sobre a Convenia
A Convenia é uma HR tech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos das empresas. Nasceu há alguns anos, com o objetivo de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática.
Desde então, trabalha fortemente para que os produtos evoluam junto com os clientes, pois compreendem que, diminuindo o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas têm mais tempo para as pessoas.
Atualmente as soluções abrangem admissão digital, férias e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.