Empresas focam em transparência, controle do estresse e iniciativas de bem-estar para aproximar e reter os melhores profissionais
Os profissionais que nasceram após os anos 1980 possuem uma concepção de trabalho diferente dos seus pais e de gerações anteriores. Eles procuram mais que uma ocupação, buscam um propósito que agregue valor e gere resultados significativos em suas vidas. Por isso, as empresas enfrentam dificuldade em manter talentos por muito tempo. Após certo período, muitos funcionários cansam do ofício e mudam de emprego à procura de novos desafios.
Para contornar esse problema generalizado do mundo corporativo, as empresas se preocupam cada vez mais com a sua imagem como empregadora. Parte do escopo de marketing e construção de marca das empresas, estratégia para atrair e manter os profissionais interessados e motivados chama-se employer branding ou marca empregadora, em português. Trata-se de um conjunto de técnicas importantes para aproximar e reter os melhores profissionais, principalmente em momentos de crise. Dessa forma, a companhia se torna um ímã de bons profissionais. Mais do que a própria imagem, as empresas transformam o ambiente de trabalho de maneira significativa.
Um estudo da Social Market Foundation aponta que funcionários felizes são até 20% mais produtivos do que funcionários insatisfeitos. Quando se trata de vender um produto ou serviço, a felicidade tem um impacto direto, aumentando as vendas em 37%. Sendo assim, as empresas proporcionam um ambiente de trabalho agradável que incentive práticas saudáveis, como alimentação balanceada, exercícios físicos, controle do estresse, bons relacionamentos e equilíbrio emocional. Confira ações que deram resultado:
Foco no bem-estar
O número de pessoas obesas cresceu 60% nos últimos 10 anos, além do aumento de doenças como diabetes e hipertensão, aponta o Ministério da Saúde. Isso reflete na saúde e produtividade dos funcionários. Pesquisa da ABRH-Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e ASAP (Aliança para Saúde Populacional) aponta que dois terços do que se gasta com saúde no Brasil são arcados pelas empresas instaladas no país. A estratégia das empresas é investir em programas de bem-estar e prevenção de doenças.
Como a GoGood, startup que incentiva a prevenção e os hábitos saudáveis dos colaboradores. A partir da plataforma, que integra diversos aplicativos de saúde — como Strava, RunKeeper, HealthKit, wearables, etc —, os colaboradores são desafiados a adotar rotinas saudáveis, e focar em itens fundamentais, como atividades físicas, qualidade da alimentação, sono, estresse e peso. De forma lúdica, a empresa envolve os colaboradores a alcançarem determinados resultados, o que resulta num engajamento com toda a equipe.
Entre os resultados alcançados pelas empresas está 30% de melhoria em indicadores de clima organizacional, 59% de aumento de engajamento dos colaboradores com a empresa e 122% de crescimento da média de atividades físicas nos colaboradores. Na BRQ, em seis meses de uso da plataforma, colaboradores já sentiram o efeito: alguns chegaram a perder 20 quilos nesse período, outros apostaram nas escadas em vez do elevador no escritório. “E novamente, ele uniu as pessoas. Criamos um desafio de equipe este mês e é impressionante ver como eles se engajam. Já agendamos a nossa primeira caminhada. Jamais imaginaria ter isso anos atrás. A GoGood mostra que você consegue, com pequenos hábitos, alcançar grandes objetivos”, comenta Ligia Marcondes, gerente de Marketing e Endomarketing na empresa de 25 anos.
Além da BRQ, a tecnologia para aprimorar o Employer Branding e a Cultura Empresarial atende clientes como PayPal, Porto Seguro, Eaton, MaxMilhas, Brognoli e Pharlab e conta com mais de 2 mil usuários.
Transparência para engajar
As empresas já perceberam que a transparência é um fator importante para gerar autoridade de mercado. Os números compartilhados podem inclusive atrair investidores e talentos. A transparência funciona também se pensada internamente. Partilhar com os funcionários o fluxo de clientes e perspectivas de mercado ajuda a motivar a equipe e alinhar as expectativas. Luiz Henrique Bonatti, CEO da Segware, enfatiza que a transparência é também uma questão de respeito com os funcionários e reconhecimento de seus trabalhos. A empresa é líder do mercado de plataformas para empresas de segurança, certificada como Great Place to Work e uma das 100 PMES que mais crescem no país de acordo com a Deloitte.
Na Segware toda segunda-feira é realizada uma reunião de alinhamento entre os gestores da empresa, são apresentados os resultados da semana anterior e o planejamento para a seguinte. São discutidos assuntos críticos e, na primeira segunda-feira do mês, é realizada uma uma apresentação dos indicadores de cada área”, explica Luiz. Com isso, os colaboradores sabem o momento de cada setor e entendem o papel do seu trabalho no conjunto, gerando motivação e engajamento.
Combate ao estresse
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Internacional do Controle ao Estresse, o Brasil é o segundo país com maior número de pessoas estressadas no mundo. Dos entrevistados, 70% culparam o trabalho pelo estado de saúde. Segundo um ranking divulgado pelo Ministério do Trabalho, no início do ano, o estresse está entre os principais motivos para o afastamento pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). No total, em 2017, 196.754 benefícios a trabalhadores que precisaram ser afastados por mais de 15 dias devido a algum problema de saúde foram concedidos. A média foi de 539 afastamentos por dia.
Para desacelerar e relaxar o corpo e a mente, a Cheesecake Labs oferece aulas de Yoga para seus colaboradores. Quem quiser participar da aula, aprende técnicas de respiração para oxigenar o cérebro e pensar com clareza, relaxamento para não encarar os desafios como problemas, entre outros. Além disso, a empresa de desenvolvimento de aplicativos oferece massagem, é um ambiente pet friendly e tem à disposição diferentes tipos de comidas para os colaboradores com a intenção de se tornar um ambiente agradável e motivador.
Bem-estar para conquistar talentos
Na Softplan, referência no desenvolvimento de softwares, há um conjunto de ações visando ao bem-estar e ao engajamento dos colaboradores e com foco na contratação de bons profissionais. A empresa, que conta com mais de 1,7 mil colaboradores, segue em umabusca constante por novos talentos. E as iniciativas em prol do bem-estar da equipe são aliadas nesse processo. A Softplan tem um ambulatório próprio na sede, em Florianópolis, para facilitar ainda mais o acesso da equipe aos profissionais de saúde. A empresa também tem um programa próprio de estímulo à alimentação saudável e grupos de corrida e bike, organizados pelos próprios colaboradores.
Além disso, toda a estrutura da sede da Softplan é pensada para manter a equipe motivada e inspirada e a estrutura lembra, inclusive, a sede do Google, nos Estados Unidos. Neste mês, a Softplan conclui uma pesquisa sobre o perfil de saúde dos colaboradores, a fim de traçar prioridades nas ações para deixar o time mais saudável. Em 2017, foi certificada como uma das 10 melhores empresas catarinenses de grande porte para se trabalhar, segundo o Great Place to Work (GPTW). O levantamento considerou as mais bem-sucedidas estratégias de gestão de pessoas pelos departamentos de recursos humanos das empresas.
Das rodas de conversa ao espaço de descompressão
Na HostGator, um dos principais provedores de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online do mundo, o clima de colaboração e a cultura de engajamento são grandes diferenciais. As ações voltadas para o bem estar contribuem nesse sentido. No escritório em Florianópolis, sede da empresa na América Latina, há equipes internas voltadas para a promoção de iniciativas diferenciadas para os colaboradores. Essas equipes organizam dinâmicas, estimulando a prática de exercícios e uma rotina saudável. A HostGator também incentiva a boa alimentação, com a disponibilização semanal de frutas para consumo dos colaboradores, e serviços de saúde que vão além do que é obrigatório por lei. Além disso, o escritório, que não tem paredes, para facilitar o contato entre a equipe, conta com um espaço de descompressão com jogos diversos, espaço de confraternização com churrasqueira e cozinha completa, cantinho da soneca, 3 salas de treinamento e chuveiros, entre outros atributos. O bom clima para trabalhar também é sempre muito elogiado. Em pesquisa interna de satisfação, quase 90% dos colaboradores sinalizaram que trabalham em um lugar descontraído e amistoso. “Queremos que os nossos colaboradores se sintam bem dentro da empresa e fora dela. Nossa intenção também é proporcionar um ambiente de trabalho saudável e tranquilo, o que certamente impacta no bom desempenho da equipe”, afirma Andreia Girardini, gerente de Recursos Humanos da HostGator.