Gestão

Employer Branding: a marca como estratégia na atração de talentos

É fundamental uma estratégia de Employer Branding, que consiste em ações práticas que fortalecem a imagem da empresa como uma marca empregadora forte

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, a atração e a retenção de talentos são componentes importantes na construção de times fortes, garantindo que a inovação e a criatividade aconteçam nas empresas e consequentemente, reflitam nas marcas. Então, como tornar-se uma organização desejada, onde todos cobiçam entrar e ninguém quer sair? Se você pensa que o salário, ainda, é um fator decisivo, saiba que isso não é mais a prioridade!

Levantamentos do Linkedin revelaram que há três indicadores importantes na decisão de um candidato por uma empresa: as funções do trabalho, a reputação da organização e então, a remuneração. Segundo o site, 75% dos profissionais pesquisam sobre a reputação da companhia na rede social antes de realizarem a inscrição para uma vaga.

A Pesquisa Carreira dos Sonhos 2019, da Cia de Talentos, também identificou que os profissionais do mercado estão em busca de ambientes que promovam ética, confiança, flexibilidade, criatividade e desenvolvimento profissional contínuo.

Com critérios cada vez mais elevados, a forma que os profissionais percebem o valor de uma organização já não se limita mais à qualidade dos produtos ou serviços que ela oferece. De acordo com pesquisa da Talent Clue, 66% dos candidatos se informam sobre a cultura e os valores da empresa na internet antes de se candidatarem a uma oportunidade.

Seja via redes sociais especializadas em avaliar as companhias, pela visão do colaborador, como o Glassdoor, ou em conversas informais com amigos, parentes e colegas de profissão, os profissionais  falam – e muito – sobre a empresa em que trabalham por aí! Logo, a impressão sobre a marca é exposta rapidamente na internet e facilmente encontrada, o que pode despertar, ou não, o desejo dos talentos do mercado de trabalharem na organização.

Por isso, é fundamental uma estratégia de Employer Branding, que consiste em ações práticas que fortalecem a imagem da empresa como uma marca empregadora forte, ou seja, como um ambiente que desperta o desejo dos profissionais de trabalharem na organização.

Afinal, quando pensamos em consumo, o marketing boca a boca faz toda a diferença, não é mesmo? Se o consumidor fala bem de você, é natural que ele influencie sua rede. Da mesma forma, quando um colaborador está feliz e satisfeito, ele também inspira os talentos que conhece a desejarem trabalhar na sua organização. A conexão emocional que as pessoas têm com as marcas está se tornando cada vez mais presente e a escolha por uma oportunidade profissional ou pela compra de produto/serviço, cada vez mais são pautadas nessa conexão e nos entregáveis subjetivos que essa escolha trará.

Ou seja, lembre-se que seus colaboradores são aqueles que te conhecem profundamente. De nada serve todo o seu investimento em mídia, se os funcionários da sua empresa são seus detratores nos bastidores. É imperativo pensá-los como embaixadores da marca, que podem ajudá-los na atração de talentos, aumentar sua credibilidade no mercado e assim torná-la admirada pelo seu cliente.

Por Ligia Oliveira, especialista em Employer Branding do Grupo Cia de Talentos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar