Como implementar o employer branding na sua empresa
Para todas as empresas, de qualquer porte, é fundamental selecionar e reter os melhores talentos disponíveis no mercado. Essa é uma missão que só pode ser mantida com um time de RH que atua de forma estratégica, em parceria com os demais times e gestores.
Uma forma direta de alcançar o objetivo de atrair, reter e encantar é adotar estratégias de employer branding. Aplicando esse conceito, pode-se garantir maior produtividade e reduzir os gastos com contratação e capacitação.
A ideia final é chegar num status orgânico de interesse de candidatos e manutenção de talentos. Ou seja, busca-se trazer os melhores talentos do mercado e motivá-los a ficar de forma.
Além disso, com uma marca empregadora forte e concisa, há valor agregado ao marketing. Afinal, trata-se de um esforço conjunto das duas áreas (também o RH), para estabelecer um mecanismo orgânico em que as pessoas veem sua empresa como uma grande referência no mercado.
Neste artigo, você vai entender de vez o que é employer branding, o motivo de grandes empresas investirem nessa estratégia e um passo a passo simples de como começar a implementá-lo. Continue lendo!
O que é employer branding?
Employer branding é um conjunto de estratégias utilizadas para aperfeiçoar e melhorar os processos de atração e retenção de talentos. O objetivo final é criar uma percepção positiva sobre a empresa como local de trabalho.
Diferente da “reputação da marca”, ou “marca comercial”, em que o objetivo é atrair novos clientes com conteúdos e anúncios, o objetivo da marca empregadora é fazer com que colaboradores internos ou de outras empresas vejam a sua como um bom lugar para trabalhar.
Quando bem executado, seus processos seletivos passam a ser mais visados e competitivos, possibilitando mais assertividade na montagem de times de alta performance. Ainda, o destaque da sua marca pode atrair investidores, parceiros de negócio e até clientes!
Os responsáveis pela marca empregadora
Marketing ou Recursos Humanos, qual é o departamento responsável pelo employer branding? Uma aplicação eficiente não deve se tornar um jogo de responsabilidades. Para alcançar o objetivo final, que servirá a empresa como um todo, deve haver um esforço multidisciplinar.
O RH vai ser o responsável por conduzir os processos e a formulação de planos para chegar em cada grupo de funcionários. Já o marketing, traz sua expertise com estratégias de divulgação criativas, trazendo ações de endomarketing para garantir que as novas políticas e filosofias cheguem aos clientes internos.
Também, é preciso entender que essas frentes são as potencializadoras da estratégia, sua implantação depende do engajamento de todos os líderes, diretores e C-levels. No fim, é importante que todos contribuam com ideias para fortalecer os conceitos de bem-estar e satisfação coletiva.
Por que investir em employer branding?
Estamos tratando com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e fluído. Por característica geral, as gerações mais novas (de Millenials a Geração Z) tendem a não se fixar em uma empresa ou carreira se não houver satisfação.
Aprendizado, experiências de vida, autodesenvolvimento, realização profissional e financeira, espaço para explorar seu potencial, representatividade, sustentabilidade… Esses são apenas alguns dos gatilhos que podem motivar um indivíduo a querer trabalhar na sua empresa e até se tornar um promotor ativo da sua marca.
Esse senso de pertencimento e significância em relação ao seu negócio influencia diretamente na montagem de times de alto desempenho. Ainda, você pode reduzir as taxas de turnover, mantendo esses bons profissionais por mais tempo no seu quadro.
O sucesso de uma estratégia de employer branding traz uma série de benefícios palpáveis para a empresa, veja alguns a seguir:
- Atração e retenção de talentos;
- Crescimento no número de candidaturas às suas vagas;
- Economia com recrutamento e aumento da quantidade de indicações;
- Ganho de produtividade entre seus colaboradores;
- Fortalecimento da marca como um todo e crescimento nas vendas.
Implementando: o employer branding em 6 passos
Interessou-se no potencial das estratégias de employer branding e ainda não sabe por onde começar? Separamos o processo de implantação dessa estratégia em 6 passos para facilitar a sua jornada.
Confira!
Conheça a fundo os valores do negócio
A primeira etapa envolve transmitir e consolidar uma cultura atraente e motivadora, que inspire o desenvolvimento da marca empregadora. Junte-se ao seu time de recursos humanos e entenda a fundo a sua cultura organizacional.
Planeje as ações e objetivos
Essa é a etapa em que você define os objetivos da empresa com esse projeto e as táticas a serem utilizadas. Esse detalhamento é fundamental, pois pode haver necessidade de mudanças profundas na cultura da empresa.
Aqui, é importante definir um cronograma, discriminar os recursos disponíveis para o projeto, definir os profissionais envolvidos e estabelecer indicadores viáveis para mensurar a eficiência das estratégias.
Faça um diagnóstico do ambiente atual
Antes de promover qualquer alteração, deve-se eliminar os achismos. Vá direto à fonte das informações, pesquise a percepção dos seus colaboradores em relação ao ambiente de trabalho e da marca como um todo.
Nessa etapa, você ainda pode segmentar essas percepções por grupos e perfis de funcionários. Dessa forma, terá uma visão direcionada às diferentes demografias da sua organização.
Lembre-se de tocar em todos os pontos críticos da percepção de marca desses funcionários. Ou seja, fatores de ordem financeira (benefícios e remuneração) e fatores de ordem cultural (ética, lideranças, flexibilidade etc.).
Defina as prioridades
O ideal é que se formule uma estratégia que aborde todas as áreas da empresa. Entretanto, se identificar que existem grupos ou times mais críticos para agir ou se tiver restrições de recursos, defina aqueles que devem ser priorizados.
Por exemplo, se a área comercial é a que identifica maior taxa de turnover e percepções mais negativas sobre a empresa, é possível trabalhar planos de relacionamento específicos para esse time. Algo comumente utilizado são planos de compensação e prêmios, associados às metas e ao propósito da empresa.
Aperfeiçoe a comunicação interna
Comunicação eficiente é a chave para a transmissão contínua dos elementos culturais da sua marca. Se há atritos, certamente as mensagens não está chegando aos interlocutores como deveriam.
Também, em um nível micro, há a preocupação com a comunicação entre gestores e seus subordinados. As posições de liderança são as principais fontes de replicação de memes e hábitos desejáveis, e se há gargalos nessa comunicação a base das operações não está sendo alimentada.
Por isso, aqui vão algumas dicas para eliminar esses atritos:
- Crie uma cultura forte de feedbacks e 1on1’s (se possível), para aproximar líderes e demais colaboradores;
- Ofereça um espaço simplificado para consulta das regras, valores e boas práticas da empresa;
- Promova a capacitação dos seus gestores de times;
- Conte com canais de comunicação corporativa que permitam trocas de mensagens e arquivos de forma simples e intuitiva (é muito comum que a equipe escolha um só como foco para conversar entre si, como WhatsApp, Slack, Discord etc.)
Agregue valor para os funcionários
O último passo incorre na elaboração das ações que serão tomadas, finalmente, para colocar sua estratégia de employer branding em prática.
O valor agregado aos colaboradores internos e aos perfis ideais que deseja atrair deve ser o seu guia. Pense em formas de desenvolver o employee experience no seu ambiente de trabalho, seja ele presencial ou remoto.
Confira algumas tendências atuais do mercado de trabalho.
- Eventos de integração entre os funcionários.
- Horários flexíveis.
- Dress code mais livre.
- Respeito à diversidade e à identidade de cada funcionário.
- Ambiente que valoriza a liberdade criativa e a cocriação.
- Planos de carreira que indiquem perspectiva de crescimento.
- Investimento na capacitação multidisciplinar dos colaboradores, para além dos limites das suas funções corporativas.
- Gestão horizontal.
Sobre a Convenia
A Convenia é uma HR Tech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos das empresas. Nasceu há alguns anos, com o objetivo de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática.
Desde então, trabalha fortemente para que os produtos evoluam junto com os clientes, pois compreendem que, diminuindo o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas têm mais tempo para as pessoas.
Atualmente as soluções abrangem admissão digital, férias e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.