Setores de lazer e hospitalidade lideram contratações de fevereiro nos EUA
Os Estados Unidos geraram 311 mil empregos em fevereiro de 2023, segundo dados do Departamento de Trabalho americano divulgados nesta sexta-feira (10). Apesar do número representar uma queda de 38% em relação ao mês anterior, os setores de lazer e hospitalidade, saúde e assistência social, varejo, governos e serviços profissionais e empresariais lideraram as novas contratações.
Contudo, especialistas apontam para uma dificuldade das empresas americanas em encontrar mão de obra qualificada, o que pressiona o governo a facilitar a contratação de imigrantes. Rodrigo Costa, CEO da AG Immigration, escritório de advocacia especializado em vistos de trabalho para imigrantes que querem seguir carreira nos EUA, comenta que é preciso aumentar a participação dos jovens na força de trabalho e facilitar as contratações de imigrantes para dar conta da demanda por trabalhadores.
A taxa de desemprego oficial dos EUA subiu para 3,6% em fevereiro de 2023, com um total de 5,9 milhões de pessoas sem emprego no país. No entanto, existem atualmente 10,8 milhões de vagas abertas no país, o que significa que mesmo que todos os desempregados fossem contratados, ainda haveria 4,9 milhões de posições precisando ser preenchidas.
Além disso, a remuneração média por hora para os trabalhadores dos EUA chegou a US$ 33,09 em fevereiro de 2023, com uma alta de 4,6% nos últimos doze meses. Apesar disso, a inflação oficial é de 6,4%.
Em resumo, a economia dos EUA segue aquecida, mas a dificuldade de contratação e a taxa de desemprego ainda representam um desafio para o país. A facilitação da contratação de imigrantes pode ser uma solução para suprir a demanda por trabalhadores qualificados.