Boas práticas

Empresa aposta em atividades para aumentar a produtividade

Programa desafia os colaboradores a se dedicarem à uma rotina mais saudável e já apresentou redução de 69% no uso do plano de saúde 

Empresa aposta em atividades para aumentar a produtividade

Incluir na estratégia organizacional ações para estimular o bem-estar dos colaboradores já é uma prática que tem apresentado resultados positivos em muitas empresas. O Mercado Eletrônico é prova disso e, ao orientar-se em três pilares fundamentais (confiança, engajamento e produtividade), promove a todo momento atividades para motivar seus 200 profissionais.

É o caso da segunda edição do “Medida Exata” – iniciativa que encoraja os participantes a levarem uma vida mais leve, com uma alimentação saudável, mente e corpo em equilíbrio e acompanhamento profissional. Em forma de game, a expectativa é grande – no total, mais de 90 colaboradores se inscreveram no desafio, número que representa um aumento de quase 10% de novos interessados com relação à última edição, encerrada em dezembro de 2017. A competição premia com uma bicicleta, o colaborador que perder a maior quantidade de peso até o final do ano.

Para Adriana Oliveira, gerente de RH do Mercado Eletrônico, o programa foi desenvolvido tanto para melhorar a produtividade da empresa como para manter a qualidade no ambiente de trabalho: “Além de auxiliar nossos colaboradores a se dedicarem à uma rotina mais saudável e equilibrada, o Medida Exata é um programa oferece uma experiência transformadora dentro e fora do ambiente de trabalho. Nosso diferencial esse ano é orientado pelo lema ‘Transforme-se na sua melhor versão’ no qual, além das atividades diárias, ofereceremos para os participantes um acompanhamento a cada 15 dias com nutricionistas, endocrinologistas, coach de meditação e health coach, que orientam um estilo de vida saudável”, completa.

Empresa aposta em atividades para aumentar a produtividade

O Mercado Eletrônico se preocupa em oferecer condições para que os colaboradores levem uma vida saudável, também, dentro do ambiente de trabalho. Como a “Hora da Fruta” que distribui diariamente frutas no escritório e o espaço dedicado para os profissionais que optam por levar marmita. De acordo com Adriana, não foi apenas a qualidade de vida e a produtividade dos colaboradores que apontaram melhoras com o programa. Notou-se uma diferença significativa na utilização do plano de saúde: “Percebemos que a sinistralidade do seguro-saúde passou de 126,29% no último semestre de 2017 para 57,14% no primeiro semestre de 2018”, finaliza.

Autoconhecimento permite o equilíbrio e transforma os resultados

Outro diferencial da segunda edição do programa do Mercado Eletrônico é a adoção de hábitos para alinhar boas práticas do corpo e da mente, e impactem de forma duradoura dentro e fora do ambiente de trabalho.

Como a prática de meditar, apresentada por Paulo Thaumaturgo, coach de meditação, que compartilhou dicas e benefícios da prática que podem ser adotadas a qualquer momento.

Empresa aposta em atividades para aumentar a produtividade

Outra novidade é o coaching em grupo. Conhecida pelo seu trabalho na TV, a atriz e jornalista Virginia Nowicki vem desenvolvendo um trabalho há mais de uma década no segmento saúde e bem-estar. Formada pelo Institute for Integrative Nutrition de Nova York, como health coach, Virginia desenvolveu um programa com sessões em grupo que acontecem quinzenalmente: “A ideia é descomplicar a transição para um estilo de vida saudável, o coach ajuda a refletir sobre velhos hábitos e propõe ações práticas para serem vivenciadas durante a semana. A troca de experiências e apoio do grupo, além de integrar colaboradores de diferentes áreas, cria uma rede de apoio no processo de mudar a relação com a comida, diminuição do estresse e gestão do tempo”, completa: “mais que perda de peso, é uma oportunidade de autoconhecimento, desta forma a mudança acontece”.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios