Aplicativos em sites das lojas online da empresa respondem por 1,5 milhão de pedidos no 2º trimestre de 2017
A Netshoes, grupo de e-commerce controlador das lojas Netshoes, Zattini e shoestock, continua a aprimorar a entrega de boas experiências de consumo aos seus clientes nas plataformas mobile. Como resultado, a empresa registrou no segundo trimestre de 2017 o dobro de pedidos feitos via aplicativos e m-sites de suas lojas online. No período, foram cerca de 1,5 milhão de pedidos – 98,7% a mais que os 770 mil feitos no segundo trimestre de 2016.
O crescimento segue proporção semelhante se considerado o primeiro semestre do ano, quando a Netshoes registrou 2,7 milhões de pedidos; em 2016, os primeiros seis meses registraram pouco mais da metade deste montante (1,4 milhão).
“Hoje, os dispositivos móveis são uma extensão do corpo das pessoas e isso, naturalmente, é refletido numa mudança de comportamento de consumo. Temos feito uma série de investimentos na área para atender a alta demanda em todas as nossas operações e enriquecer essa experiência”, destaca Gabriela Platinetty, diretora de marketing da Netshoes para a América Latina. “Aqui no Brasil, por exemplo, desde 2015 oferecemos o Navegue Grátis, em que os clientes conseguem navegar pelos apps Netshoes e Zattini sem consumir a franquia de dados contratada junto às principais operadoras, além de termos lançado no começo deste ano o app da Netshoes Argentina”, completa a executiva.
Do total de pedidos feitos em todas as lojas da Netshoes (Netshoes Brasil, Argentina e México, Zattini e shoestock), a fatia representada pelos dispositivos móveis é de 42,9% no segundo trimestre de 2017 e de 41,0% no primeiro semestre, um crescimento sobre 2016 de 14,2 pontos percentuais e 13,2 pontos percentuais, respectivamente.
Visitas e acessos
Se consideradas as visitas via plataformas mobile (aplicativos e m-sites), 2017 já é um marco na história da Netshoes. Desde o lançamento de sua plataforma mobile – com sites responsivos – em 2011, pela primeira vez a empresa registrou a maioria da totalidade de acessos com origem em dispositivos móveis: 60,2% contra 41,7% nos primeiros seis meses de 2016.
No período, as operações da Netshoes no Brasil e na América Latina, Zattini e shoestock – juntas – apresentaram uma média de 1,2 milhão de visitas mobile por dia, contra 1,1 milhão de acessos via dispositivos móveis em 2016.
Downloads
Nos primeiros seis meses de 2017, o aplicativo da Netshoes Brasil se aproximou ainda mais da marca de 2 milhões de downloads (são mais de 1,9 milhão registrados até o final do período) – um acréscimo de 500 mil downloads em comparação com o total computado no ano de 2016. A Zattini também acompanha essa curva crescente: se em 2016 foram feitos mais de 400 mil downloads, a primeira metade de 2017 alavancou esse número em mais de 65%, chegando a quase 663 mil downloads.
Em 2017 a Netshoes lançou na Argentina o app do e-commerce de artigos esportivos e, com o relançamento da shoestock em março, também disponibilizou o aplicativo da marca.
No total, o número de downloads dos aplicativos da empresa no primeiro semestre de 2017 teve crescimento de 52% ante o mesmo período de 2016. Hoje, contabilizados todos os países da América Latina em que a Netshoes mantém operações (Brasil, Argentina e México), cerca de 2,7 milhões de usuários já buscaram pelos aplicativos das lojas do grupo.