Negócios

Empresa em robotização de processos chega ao Brasil

Solução focada em produtividade auxilia humanos a reduzirem a carga de trabalho repetitivo

Empresa em robotização de processos chega ao Brasil

Boa parte da força de trabalho das empresas passa todo o horário de expediente envolvida em tarefas como ler e-mails, olhar e copiar informações de planilhas, acessar documentos no Word, acessar sistemas corporativos como ERP e CRM, criar relatórios, e funções parecidas.

O acúmulo destas atividades repetitivas consome o profissional durante o período de trabalho e impede o envolvimento das pessoas em tarefas mais impactantes e projetos estratégicos, reduzindo o potencial de geração de valor dos colaboradores para suas contratantes. A resposta mais eficiente da tecnologia a este cenário é o conceito conhecido como RPA (Robotic Process Automation). A ideia consiste em colocar robôs de software para aprender e executar estas tarefas junto com os humanos, economizando milhões de horas e alavancando produtividade, eficiência e lucratividade a patamares nunca antes vistos. A empresa líder mundial desta revolução se chama UiPath e acaba de anunciar a instalação de uma unidade completa de negócios no Brasil.

Com uma evolução superior a 5.000% nos últimos dois anos, a companhia é reconhecida como a detentora do crescimento mais rápido da história da indústria de software. Conta com mais de dois mil funcionários globalmente e já ultrapassou o patamar de US$ 150 milhões por ano em receitas recorrentes, com um valor de mercado avaliado em aproximadamente US$ 3 bilhões.

Seu crescimento agressivo é impulsionado por investidores de peso do Vale do Silício como Google e fundos como Accel e Sequoia, que possuem histórico de importantes participações em ícones como Apple, Google, YouTube, ServiceNow, PayPal, Oracle, LinkedIn, DropBox e Whatsapp.

A companhia iniciou suas operações no Brasil no final de 2018 e atualmente conta com uma estrutura completa e equipe brasileira comandando as operações no território nacional. O escritório, que foi inaugurado oficialmente no início de março, fica na zona sul de São Paulo, e a empresa já ampliou a equipe atendendo localmente no Rio de Janeiro, Brasília e nos Estados da Região Sul.

O presidente da UiPath no Brasil, Paulo Pellon, explica que a empresa já conta com mais de 40 clientes no país incluindo marcas como Renault, Souza Cruz, Bosch, ThyssenKrupp, Essilor, Ball Corporation, entre outras. Segundo o executivo, com este desempenho, o Brasil já ocupa a segunda posição em importância estratégica para a empresa na Divisão Américas, ficando atrás somente dos EUA.

“A meta no Brasil é multiplicar por 20 o faturamento atual ainda em 2019. Para isso, é fundamental a instalação de um escritório no país”, diz.

Pellon ressalta que as movimentações iniciais em território nacional já foram suficientes para fazer com que o número de leads e oportunidades de negócios se multiplicassem por dez. “Alcançar este nível de interesse neste curto período confirma o potencial do mercado brasileiro e permite aumentar nossa segurança de que chegaremos onde imaginamos”, disse.

O escritório brasileiro da UiPath terá estrutura administrativa completa, desde de áreas como vendas e pré-vendas, até backoffice, recursos humanos e marketing, passando também por setores cruciais ao suporte dos clientes como a área de Customer Success.

“É uma área na qual temos pessoas altamente capacitadas que visam apoiar os clientes em suas jornadas de RPA. A empresa optou por fazer um investimento deste porte para ter no Brasil o mesmo nível de satisfação dos nossos clientes na Europa, EUA e outros continentes. Neste indicador nós trabalhamos com um patamar superior a 80%, que é o maior no mercado de RPA”, finaliza.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo