Sistema possibilita controle e agilidade na fiscalização das informações contábeis e fiscais das empresas
A Hughes, empresa mundial em telecomunicações via satélite, finaliza com êxito a implementação do e-Social que terá impacto direto na vida dos funcionários, já que por meio desse sistema as empresas são obrigadas a transmitir informações sobre toda a vida laboral deles, e esses dados serão integrados a outros prestadores de serviço por meio da unificação de informações o Reinf.
Por meio do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos, além de promover o compartilhamento de arquivos eletrônicos, é possível o controle e agilidade na fiscalização das informações contábeis e fiscais das empresas.
“Para o governo federal, o benefício maior é a agilidade e facilidade na fiscalização das informações. Isso dificulta a vida de empresas que sonegam impostos ou não agem em conformidade com o que a legislação prevê. Com o aumento da eficiência da fiscalização, aumentam também as receitas do governo com a arrecadação de tributos”, reforça Valéria Motta, diretora de RH da Hughes no Brasil.
De acordo com Gisele Takuma, coordenadora de RH da Hughes, entre as ações realizadas pelo departamento, destaca-se o engajamento de toda a equipe envolvendo os funcionários no fornecimento dos dados cadastrais e entendimentos desde novo processo durante todo o seu vínculo empregatício até a aposentadoria.
“É fundamental que os funcionários mantenham seus dados pessoais atualizados no departamento de RH do seu empregador, a fim de evitar futuros problemas e atrasos no saque da multa do FGTS ou recebimento do seguro-desemprego, abono salarial e benefícios previdenciários. Com todas as informações alinhadas, haverá maior agilidade na concessão de benefícios e redução no número de fraudes, que prejudicam os contribuintes em geral”, diz Gisele.
A Hughes participou de rodadas de aprimoramento técnico em conceituadas instituições ao longo do ano de 2017, como eSocial Master Class e o eSocial 360º, o qual contou com a participação de 40 empresas. Patrocinado pela Blueprintt, nesse evento houve um painel de perguntas e respostas sobre o quanto sua empresa estava preparada para a entrada do e-Social, e a Hughes ficou em uma das três primeiras colocadas.