Expectativa é aumentar, em média, 20% o número de colaboradores nesta faixa etária
O envelhecimento da população é apontado como um dos fatores críticos do país que trará grande impacto social e econômico nos próximos anos. Diante desse cenário, a Cencosud Brasil, quarta maior varejista do país, adotou a qualidade de vida na terceira idade como seu compromisso social. A companhia incentivará a contratação de profissionais acima de 50 anos e também realizará ações com foco na qualidade de vida deste público nas comunidades onde está presente com a implantação de salas multiuso em lojas GBarbosa, Bretas e Prezunic.
Com o programa Talentos Experientes, a Cencosud Brasil aproveitará o turnover do negócio para contratar profissionais acima de 50 anos para trabalhar nas redes Bretas, GBarbosa, Prezunic, Mercantil Rodrigues e Perini. “Após certa idade, muitos não conseguem recolocação no mercado de trabalho, reduzindo seu poder de compra e qualidade de vida. O varejo é tido como maior empregador privado do país e, por meio deste programa, temos a oportunidade de fazer a diferença”, afirma Fábio Oliveira, gerente de Investimento e Responsabilidade Social da Cencosud Brasil. “Nossa expectativa é contratar mais de 700 pessoas até o próximo ano”, pontua. Os interessados já podem cadastrar currículo no Banco de Talentos no www.vagas.com.br/cencosudbrasil
É o caso de Geraldo Serenário, contratado aos 77 anos, responsável pela limpeza do estoque do Prezunic em Botafogo, no Rio de Janeiro. Ele conta que deixou currículo em diversas empresas e não tinha retorno. “Pedia para abrirem o jogo e dizerem se o problema era a idade. Eles acabavam reconhecendo que não havia como contratar idosos como eu”, lembra. Geraldo tentou ficar sem trabalhar, mas não suportou ficar mais de um ano ocioso. “Quando me aposentei, foi o pior ano da minha vida. Ficar em casa o dia inteiro me deixava deprimido. O trabalho faz eu me sentir vivo e útil”, conta.
E hoje, no Prezunic, ele desempenha seu trabalho com dedicação e é muito bem avaliado pela liderança. “Seu Geraldo tem muita disciplina, ele não deixa passar nada e contribui com sugestões para melhorar nosso serviço”, afirma Franquilin Santos, gerente da loja. “Esse tipo de perfil é frequente entre nossos colaboradores de mais idade”, comenta.
A colega e xará Geralda Guastini, 55 anos, compartilhou da mesma alegria ao ser contratada aos 54 anos. “É difícil uma empresa chamar alguém da minha idade. Meu marido faleceu quando eu estava há seis meses na empresa e, na ocasião, recebi todo o apoio e me incentivaram a investir no meu futuro. Ingressei na faculdade de Administração e meu horário na loja foi modificado para que eu pudesse chegar a tempo de assistir às aulas. Estou motivada com a oportunidade de crescer no Prezunic Cencosud”, conta.
Para a diretora de Recursos Humanos & Assuntos Corporativos da Cencosud Brasil, Jacqueline Fontes, além do desempenho, a conduta é um dos pontos fortes destes profissionais por serem mais responsáveis, maduros, pacientes e atenciosos no atendimento. “Eles enriquecem a diversidade no ambiente de trabalho e o cliente reconhece e aprecia esse atendimento diferenciado”, acrescenta. Compreendendo a importância de acompanhar as mudanças nas relações humanas com o mundo, o grupo decidiu rever sua atuação social que, nos últimos 11 anos, deu-se por meio de diversos projetos do Instituto GBarbosa. “Como, diante desse cenário extremamente complexo em que vivemos no Brasil, podemos fazer a diferença na vida dos nossos colaboradores, clientes e da sociedade, trazendo benefícios para o negócio? Com o novo posicionamento das ações de responsabilidade social, começando pelo programa de contratação de talentos sêniores, queremos valorizar a experiência de vida destas pessoas e transformar a nossa realidade, de forma que nossas marcas estejam cada vez mais em sintonia com a sociedade”, explica Jacqueline.
Além do programa Talentos Experientes, a previsão é que, a partir de novembro, sejam inauguradas duas salas multiuso. Nelas acontecerão palestras e atividades com foco na qualidade de vida, nutrição, exercícios físicos, entre outros, voltadas a este público, em parceria com instituições locais. A gestão dessas ações será realizada pelo Instituto GBarbosa, Instituto Bretas e Instituto Prezunic, respectivamente.