Novo programa reestrutura processos internos da empresa para antecipar tendências
A Consinco, desenvolvedora de sistemas de gestão para o atacado e o varejo alimentar do Brasil, deu início a uma fase de reestruturação de seus processos internos para fundamentar sua expansão a partir de 2019. Idealizado como “Projeto GPS – Gente+Produtos+Serviços”, a reestruturação vai mobilizar todos os colaboradores da empresa para absorver as transformações dos segmentos de mercado em que atua, agregar mais inovação aos produtos e atender as demandas de clientes com mais agilidade. A iniciativa faz parte da estratégia do Grupo Consinco de expandir sua atuação no atacado e varejo alimentar, aproveitando a retomada do crescimento econômico do País.
Para colocar em prática os conceitos do projeto, a empresa remodelará sua área de produtos, separando-a em três eixos: gestão de produto, desenvolvimento e customização. No novo segmento de gestão de produto, a Consinco irá monitorar com mais intensidade as transformações, inovações e desafios do atacado e do varejo alimentar. Um dos objetivos é ter mais eficiência para captar e implementar as principais tendências do setor às soluções da marca. “O mercado está mudando muito rapidamente e com muita intensidade. Precisamos ser mais ágeis na antecipação de tendências para continuarmos atendendo suas demandas”, diz Flávio Barros, presidente do Grupo Consinco.
Na área de desenvolvimento, a equipe cuidará da evolução e da manutenção das soluções Consinco. Já na área de customizações, a empresa terá uma equipe dedicada para atender necessidades específicas e pontuais de cada cliente, oferecendo mais agilidade na personalização. “Podemos resolver questões menores em poucas semanas e estruturar plataformas mais complexas com road maps de até um ano”, explica José Maria Silva, diretor de Produtos, que coordena a criação e o desenvolvimento de soluções.
O Projeto GPS está sendo implementado com o auxílio de uma consultoria internacional, com sede em Chicago, especializada na gestão de empresas desenvolvedoras de software. A consultoria acompanhará todas as etapas de aperfeiçoamento dos processos até o primeiro trimestre de 2019.
A iniciativa de reestruturar os processos internos deve envolver a criação de novos cargos, promoção de colaboradores e recrutamento de profissionais do mercado para fortalecer o quadro de funcionários, hoje com 400 pessoas. Esse processo está em linha com a nova postura organizacional, de expandir as operações no mercado via crescimento orgânico e também por meio de aquisição de participações societárias, criação de novas divisões de negócios e expansão do portfólio de soluções.
O Projeto GPS – Gente+Produtos+Serviços está fundamentado no conceito do GPS, o sistema de navegação que aponta as direções que devem ser seguidas e os caminhos a serem trilhados para alcançar os objetivos.