Iniciado em 2014, o processo vai até 2016 e contará com investimento de R$ 3 milhões.
Já diz o ditado que “servir é uma arte”. Ainda mais quando se trata de uma operação com grandes números como a da Sapore, empresa genuinamente brasileira de restaurantes corporativos. São mais de um milhão de refeições servidas por dia, em mais de mil restaurantes espalhados por todo o Brasil, além de México e Colômbia. Para que a engrenagem funcione bem, ainda mais em tempos de crise econômica, é preciso ter uma equipe afiada, criativa e que entenda integralmente o DNA da companhia – “Fazer diferente sempre”. No caso da Sapore, um time formado por cerca de 15 mil colaboradores.
Afinar esta orquestra para que funcione de forma harmônica não é tarefa das mais simples. Por isso, a Sapore investe mais de R$ 3 milhões desde o ano passado, em um programa de treinamento inovador, denominado Escola Sapore. “Nossos objetivos vão além da redução do turn over e da padronização operacional. Queremos desenvolver gestores, melhorar performance e desempenho, mas principalmente qualificar uma mão de obra cada vez mais escassa. Daí a importância do colaborador mergulhar de cabeça no nosso universo, entender nosso negócio para poder passar esse conhecimento nas suas tarefas cotidianas, de maneira que seja perceptível para clientes e usuários dos restaurantes”, explica Eduardo Guerreiro, CEO da Sapore.

Novela da vida real – a metodologia adotada pela Escola Sapore inclui diversas ferramentas lúdicas. Desde novelas com atores e atrizes interpretando cenas do dia a dia operacional da empresa, passando por quizzes, gibis, até jogos de perguntas e respostas. “Temos que contar com várias formas de chegar ao colaborador e ter certeza de que estão assimilando o conteúdo que está sendo passado. Por isso a adoção de multiplataformas”, completa Guerreiro.
O primeiro passo foi dado por meio da novela Sapore. “Vislumbramos nessa ferramenta uma maneira mais assertiva de transmitir a informação aos nossos colaboradores. Por meio da novela, eles conseguem se identificar com cada papel representado pelos atores, como sendo eles próprios no seu dia a dia de trabalho”, diz o executivo. São quatro módulos que compreendem 35 capítulos cada um – temas que abordam gestão, dilemas do dia a dia, problemas operacionais, cultura da empresa, entre outros – e que podem ser assistidos via computador, celular ou tablet. Para acessar, os colaboradores recebem login e senha individuais. O primeiro, com o tema “Cultura e Liderança” já foi disponibilizado para acesso. “Registramos uma ótima aceitação desse primeiro módulo. Cerca de 90% da nossa base operacional já acessou o conteúdo disponibilizado. Cada pessoa só pode passar ao capítulo seguinte após responder um quizz, relacionado ao conteúdo apresentado. São provas feitas presencialmente ou online que avaliam quanto da informação transmitida foi assimilada. Só segue adiante quem tiver aprovação de 75% no teste.
Universidade Corporativa – para tornar este momento de capacitação mais eficiente, a Sapore desenvolveu verdadeiras universidades. Alguns restaurantes da companhia estão sendo transformados em escolas modelo, denominadas Unidades Formadoras. Os treinamentos são feitos em várias etapas: para treinar e desenvolver novos colaboradores, antes de uma promoção para preparar o colaborador para um novo desafio e até mesmo para reciclagem profissional para o funcionário que se encontra em um período de transição.
“O orgulho que vemos em cada um dos nossos colaboradores em participarem desse momento de revolução que a Sapore está promovendo é nitidamente perceptível no nosso dia a dia e faz uma grande diferença na entrega lá na ponta final. Essa é a crença da Sapore, de que a capacidade das pessoas sempre fará a diferença e de que o senso de pertencimento, o vestir a camisa, a identificação com a empresa e o fato de se sentirem valorizados, são fundamentais para que aquele algo a mais aconteça”, conclui Eduardo.