Iniciativa pioneira da empresa destaca a importância do autocuidado e do bem-estar das mulheres
Em um passo inovador para a saúde e o bem-estar feminino, a Organon, empresa global em saúde feminina, anunciou o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, como feriado corporativo anual. Esta decisão, efetiva pelo terceiro ano desde a fundação da empresa em 2021, sublinha o compromisso da Organon com o cuidado da saúde feminina, permitindo que seus colaboradores dediquem este dia ao autocuidado ou ao cuidado das mulheres significativas em suas vidas.
Ricardo Lourenço, CEO da Organon Brasil, expressou o propósito da iniciativa: “Reconhecemos a relevância de apoiar a saúde feminina e vemos o Dia Internacional da Mulher como uma oportunidade essencial para reiterar esse compromisso. Este feriado é um convite para que nossos funcionários priorizem seu bem-estar físico, mental e emocional.”
Além de beneficiar os cerca de 10 mil funcionários da Organon globalmente, a empresa também estimula outras organizações focadas na saúde feminina a adotarem práticas similares.
Expansão do compromisso com a aaúde feminina
A Organon estende seu engajamento para além do feriado, através de várias iniciativas. No Brasil, a colaboração com a ONG Barong no projeto “Rodas de Sexualidade” visa reduzir a gravidez na adolescência, promovendo educação sobre saúde sexual e reprodutiva. Este projeto é apenas um exemplo dos esforços globais da empresa sob a iniciativa “Her Plan is Her Power”, que almeja diminuir em 120 milhões o número de gravidezes não planejadas até 2030.
Em 2023, a Organon apoiou a startup social SAS Brasil, contribuindo para melhorar os cuidados com gestantes em regiões vulneráveis do Ceará. O projeto facilitou o acesso a teleultrassonografias e consultas multidisciplinares, resultando em 1.376 atendimentos, incluindo 803 maternos.
Para fortalecer ainda mais essas ações, a Organon comprometeu-se com um investimento global de US$ 30 milhões ao longo de três anos (2023-2025), expandindo colaborações e recursos para combater desigualdades e apoiar comunidades carentes, incluindo uma parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o financiamento anual de projetos comunitários em 19 países.