Fornecedora inicia projeto para criar uma ferramenta inovadora com base no conceito de Design Thinking
No Brasil, culturalmente, a área de Recursos Humanos é focada em processos burocráticos e obrigações legais e quando falamos em tecnologia para gerenciar o capital humano, o cenário ainda é desafiador. No mercado, existem muitas empresas que fazem atividades como recrutamento e seleção, treinamentos e gestão de desempenho dos seus colaboradores de maneira manual ou com o uso de planilhas. Tudo isso, dificulta a profissionalização da gestão e faz o RH ser mais operacional do que estratégico.
Empenhada em oferecer a melhor experiência e consciente dessa carência do setor, a TOTVS, desenvolvedora de soluções de negócios na América Latina, inicia um novo projeto: a evolução de suas soluções de RH. Atualmente, a empresa comercializa três linhas de softwares diferentes e está aproveitando o que cada um tem de melhor para criar novas ferramentas, incluindo conectores aos produtos atuais, além de migradores inteligentes e nativamente integrados.
O investimento é de aproximadamente R$ 7 milhões anuais, previstos ao longo de três anos de projeto, incluindo horas de desenvolvimento e integração. A primeira entrega está prevista já para o segundo semestre de 2017.
“Estamos focados no desenvolvimento de uma nova plataforma porque acreditamos que o mercado está carente de soluções de gestão do capital humano e acreditamos que o setor tem potencial para tirar mais proveito da inovação”, afirma Marcelo Cosentino, vice-presidente de Professional Services da TOTVS.
As novas ferramentas e soluções já nascerão SaaS, acompanhando o movimento da TOTVS, iniciado em 2015 com o lançamento do Intera, de focar cada vez mais em softwares como serviço. Outro ponto importante é a mobilidade, tudo foi pensado para ser não apenas uma interface mobile, mas para potencializar o uso do celular, com um aplicativo focado na usabilidade do usuário.
O processo de criação também traz novidades, sempre utilizando as pesquisas do UX Labs, laboratório de inovação da TOTVS. Baseada no conceito de Design Thinking, a empresa chamou os seus clientes para participarem ativamente de todo o desenvolvimento. A ideia nasceu do compromisso da fornecedora de simplificar a TI e desenvolver soluções leves e centradas na experiência do usuário. Além disso, a iniciativa está diretamente ligada ao entendimento de que a tecnologia precisa fazer sentido para as pessoas que trabalham nas empresas.
“Ouvindo os nossos clientes, conseguimos criar a melhor experiência em gestão de pessoas. A pesquisa que fizemos no Labs nos orientará no desenvolvimento de funcionalidades que atendam as reais necessidades dos profissionais. Será uma ferramenta inteligente e mais proativa do que reativa”, finaliza Cosentino.