Boas práticas

Empresa oferece Personal Coaching aos colaboradores já no primeiro dia de trabalho

Implementado em 2014, o programa tem duração de dois anos, período considerado ideal para a troca de experiências 

Desenvolver a carreira e potencializar as habilidades dos talentos que chegam à Alvarez & Marsal -multinacional especializada em gestão de empresas e melhoria de performance – é a proposta do programa de Mentoring. Funciona da seguinte forma: divididos em dois grupos, mentors e mentees, cabe aos mais experientes o desenvolvimento desses novos talentos. Para a empresa, esta é uma oportunidade de “formar” seus profissionais mais jovens, oferecendo expertise e cultura corporativa.

Implementado em 2014, o programa tem duração de dois anos, período considerado ideal para a troca de experiências e atuação direta em projetos dos clientes. O Mentoring é uma iniciativa exclusiva da empresa no Brasil e já foi vivenciada por todo o corpo de funcionários: diretores, diretores sêniores e managers directors estimulam, orientam e avaliam o trabalho e o desenvolvimento profissional de analistas, associatessenior associates.

“A troca de conhecimento entre mentor e o seu aprendiz é fundamental na definição de estratégias de trabalho. As dúvidas do mentee e o que o mentor faz para elucidá-las podem até mesmo alterar um cenário ou a diretriz na companhia”, atesta Lilian Giorgi, diretora de Recursos Humanos da Alvarez & Marsal.

 

Programa bilateral

Cada mentor pode orientar até três mentees, desde que estejam envolvidos em projetos diferentes do que ele mesmo trabalha, até para que a avaliação seja imparcial. Para o mentor Yutaka Lima, os encontros fora do escritório ajudam a quebrar a rotina e fluem melhor. “Em um restaurante, café ou pub ficamos mais à vontade. A troca de experiências acaba sendo mais saudável quando estamos longe dos computadores. Esse é outro detalhe bacana do programa”.

As avaliações ocorrem no período em que o mentee integra determinado projeto, levando-se em conta a performance, iniciativas, proatividade e capacidade de entrega. A essência do programa é ser bilateral e há possibilidades de promoção: o mentor ganha nova oportunidade de desenvolver ainda mais as habilidades de liderança e de enfrentar diferentes desafios; já o mentee se torna ambientado e seguro, podendo inclusive tornar-se mentor.

Imagem: Pixabay

Etiquetas

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios