Sugestões dadas pelos funcionários podem ser ligadas a redução de custos, melhoria de processos, segurança, padronização e ambiente de trabalho
Melhorar o dia a dia na organização, reestruturar processos e ainda reconhecer as propostas sugeridas pelos mais de 460 colaboradores da empresa. Esse é o objetivo do Programa Inovar, criado pela Tópico, líder nacional em fabricação e aluguel de galpões flexíveis de lona e aço destinados à armazenagem e coberturas.
Seguindo cinco vertentes diferentes, os colaboradores da área de operação e logística podem indicar novas ideias com foco em reduzir custos da companhia, melhorar processos, segurança, padronização e bem estar no ambiente de trabalho.
Assim que as propostas são recolhidas mensalmente, um comitê interno da Tópico é responsável por avaliar todas as sugestões, estudar a ideia e sua viabilização e, então, indicar o veto ou a aprovação do projeto. Em caso positivo, a proposta começa a ser trabalhada dentro da empresa e o colaborador pode receber até R$ 10 mil.
Compliance: felicidade no trabalho e como isso pode ajudar na saúde mental?
Felicidade no trabalho: de quem é a responsabilidade em garanti-la?
A importância da Gestão de Pessoas para a felicidade dos colaboradores e prosperidade do negócio
Desde que o Programa Inovar teve início, em novembro de 2020, 170 novas ideias foram entregues à companhia, sendo 89 delas aprovadas, 34 reprovadas e 47 foram suspensas e passam por nova avaliação. “Nosso objetivo principal é reconhecer nossos colaboradores. Eles podem agregar valor à companhia e ainda geram retorno financeiro. Mesmo as ideias que não são mensuráveis financeiramente, caso sejam colocadas em prática, são premiadas”, explica Claudete Losqui, coordenadora de Qualidade e Processos na Tópico.
Em momento de transição, o Programa Inovar será gerenciado por um sistema mais moderno, que permitirá que o projeto se estenda aos funcionários de toda a empresa, incluindo os departamentos administrativos. “Assim, eles poderão acompanhar cada etapa do processo mais de perto. Vale lembrar que eles também não precisam sugerir ideias para suas próprias áreas, podem fechar parcerias com outros departamentos visando promover melhorias gerais. É benéfico para todos”, destaca.