Boas práticas

Empresas ajudam seus ex-funcionários a se recolocarem no mercado de trabalho

O sistema, a partir do cadastro da pessoa, faz uma busca avançada de vagas que tenham mais compatibilidade com o candidato

Nas grandes e médias empresas, o número de demissões superou o de contratações em 2018, mas isso não quer dizer que não houveram resultados positivos para candidatos a vagas de emprego com carteira assinada. No primeiro trimestre – março –, por exemplo, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, a economia brasileira gerou 56.151 empregos, o melhor resultado para o mês nos últimos 5 anos.

Os processos de desligamentos são, ainda hoje, difíceis para ambas as partes. Envolvem diversos motivos, como performance, rendimento, adaptação, reestruturação de equipes, etc. Para não tornar esse momento um bloqueio na carreira de ex-funcionários, empresas tem aderido a parceria, como a da rede de supermercados Dia, Grand Hyatt Hotel e a Sharecare com o Vagas Online, que oferece vales recolocações com o objetivo de apoiar o retorno das pessoas, que tanto ajudaram a empresa, o mais breve possível ao mercado de trabalho. Essa preocupação das organizações com seus colaboradores humaniza a relação profissional entre ambos.

Hoje estão disponíveis na plataforma do V.O. mais de 150 mil vagas de emprego, além de tecnologias que transpõe o desafio de encontrar um cargo adequado para cada perfil. O sistema, a partir do cadastro da pessoa, faz uma busca avançada de vagas que tenham mais compatibilidade com o candidato, e o inscreve automaticamente para agilizar o processo seletivo. De acordo com o especialista em RH, Cezar Antonio Tegon, CEO do Vagas Online, a tecnologia é exclusiva e inédita, onde a vaga justamente corre atrás de quem é qualificado para preenche-la. “Depois que o candidato é achado pela vaga e inscrito nessa oportunidade de emprego, ele recebe um aviso e só então, sem nenhum trabalho, descobre que está concorrendo a uma vaga que tem a sua cara. É um sonho de todo candidato, a vaga que ele tanto busca, correndo atrás dele”, explica.

Segundo conta Danilo Pastro, responsável pela área de Controle de Pessoas e Benefícios, da empresa Sharecare, a ideia foi aplicada na empresa por sua visão, de que ainda faltava cuidar dos colaboradores depois que deixavam seus cargos.

“Desde o momento que iniciei minha trajetória na Sharecare, foi me apresentado o conceito de que as pessoas são o maior capital dessa empresa. E ao longo do tempo pude comprovar que isso, de fato, era uma realidade. Na minha visão, o nosso ex-colaborador, que tanto nos ajudou enquanto esteve aqui, também merecia uma atenção diferenciada. Com base na minha visão, procurei alternativas no mercado e, para minha surpresa, encontrei o Outplacement Digital – Vale Recolocação do Vagas Online. Vendi a ideia para minha Diretoria, que imediatamente me apoiou, e desde então temos esse serviço e oferecemos aos ex-colaboradores que foram demitidos sem justa causa a possiblidade de concorrer a milhares de vagas, ter seu currículo revisado por profissionais qualificados da área de empregos, além de outras facilidades.

Dessa forma fechamos o círculo, cuidamos das pessoas desde a fase que são candidatos, passando pelo período em que são colaboradores, até chegar ao momento que são ex-colaboradores. Posso afirmar que é uma ação de resultados. Além de melhorarmos a relação com os ex-funcionários, que se sentem prestigiados, mesmo em um momento difícil, de bônus melhoramos a relação com todos os demais profissionais da Sharecare. O nosso pessoal fica orgulhoso e sabe que será cuidado sempre”, relata.

O Vagas Online oferece produtos e serviços diferenciados como o BOTS, robô que inscreve os candidatos de forma automática nas vagas que eles tenham o perfil; o RAIO X da vaga, gráficos que comparam o candidato com os demais inscritos; e o CONCIERGE DO EMPREGO, que através de atendimento telefônico ou WhatsApp, especialistas tiram todas as dúvidas da vaga e ajudam a revisar o currículo com as melhores práticas do mercado, entre outras dicas de carreira.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios