Estudo da KPMG aponta que 76% das empresas brasileiras incluem práticas ESG em suas estratégias de negócio
As práticas de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) têm se tornado cada vez mais relevantes para as empresas brasileiras. A adoção de medidas sustentáveis e socialmente responsáveis é vista como uma vantagem competitiva, capaz de gerar valor para os negócios e fortalecer a reputação das empresas junto aos seus clientes, colaboradores e investidores.
De acordo com um estudo da consultoria KPMG, 76% das empresas brasileiras já incluem as práticas ESG em suas estratégias de negócio. A pesquisa também aponta que as empresas que adotam medidas sustentáveis têm mais chances de conquistar a preferência do consumidor, uma vez que os clientes estão cada vez mais conscientes em relação aos impactos ambientais e sociais das empresas.
Além disso, as empresas que investem em ESG podem atrair mais investidores, que buscam empresas com práticas responsáveis e sustentáveis. De acordo com dados da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), as empresas com melhores notas em ESG têm maior valor de mercado e melhores retornos financeiros.
Para as empresas que desejam se aprofundar no tema, existem diversos livros especializados em ESG, como:
- “ESG e a Nova Economia” – Autor: Fabricio Nobre
- “Sustentabilidade no Brasil” – Autor: Marcelo de Rezende
Outros livros importantes sobre ESG incluem “Capitalismo Consciente“, de John Mackey e Raj Sisodia; “A Empresa ESG“, de André Carvalhal; e “O Futuro do Capitalismo”, de Paul Collier.
Com a crescente demanda por práticas sustentáveis e responsáveis, as empresas brasileiras que adotam medidas de ESG estão se destacando no mercado. A implementação de políticas de ESG pode gerar benefícios financeiros e reputacionais, além de contribuir para um mundo mais justo e sustentável.