Gestores encontram novas maneiras de aumentar produtividade e motivar funcionários
Em seu mais recente relatório “State of the American Workplace”, a Gallup Research descobriu que 70% dos trabalhadores dos EUA estavam ativamente desengajados no trabalho. Esses funcionários estão em suas mesas por uma média de cinco horas por dia, e as empresas estão pagando por esse tempo, e muitas vezes os resultados não são proporcionais ao tempo gasto em serviço e por isso as empresas tem procurado maneiras inovadoras de motivar seus funcionários.
O gerente de marketing da Raízen, Felipe Kataoka afirma ter percebido que os métodos antigos de premiar funcionários com o intuito de motivá-los não estava surtindo o efeito esperado, o que o fez pensar em novas possibilidades: “Antigamente estipulávamos um valor para ele comprar algum prêmio por meio de um cartão corporativo e em seguida prestava contas para a Cia ou premiávamos apenas com alguma placa de reconhecimento.”
As premiações supérfluas fizeram com o que os funcionários se mostrassem cada vez mais desvalorizados e desmotivados, diminuindo assim a produtividade da empresa. Segundo Felipe, a solução que a Raízen encontrou foi de buscar maneiras que atingissem o colaborador de maneira diretamente psíquica, e assim ele encontrou O Melhor da Vida, empresa no setor de marketing de experiências que tem como objetivo ajudar outras empresas a inovar suas campanhas de incentivo.
Segundo Felipe, sua decisão em escolher a empresa foi baseado no leque de opções que essa forma de premiação conseguiu proporcionar aos seus funcionários. “Proporcionar experiências para nosso colaborador fez com que conseguíssemos vincular reconhecimento com a experiência, gerando boas lembranças. Deixar com que o colaborador possa escolher algo que agrade ele e a família gera motivação”, relata Felipe.
O CEO do O Melhor da Vida, Jorge Nahas conta que a ideia é criar experiências no formato que atenda às necessidades da empresa oferecendo a oportunidade de transformar a relação dos colaboradores com o trabalho. “O nosso intuito é inovar na hora de fazer com que você proporcione experiências que atinjam o psicológico do seu funcionário com opções que vão desde gastronomia, turismo, bem-estar, entre outras”, afirma.