A pandemia afetou praticamente todos os segmentos da economia e, apesar dos impactos negativos, fez com que algumas organizações conseguissem encontrar oportunidades na crise. É o caso da GhFly Network, holding que conta com as agências GhFly e Adyante, ambas sediadas em Curitiba (PR) e especializadas em marketing digital de performance. Desde o início do isolamento social, a companhia vem na contramão de grande parte do mercado, somando a contratação de 35 colaboradores (entre vagas abertas e substituições). O crescimento elevou o quadro funcional para 120 pessoas e atualmente, possuem mais 14 vagas abertas.
Toda a movimentação em meio à pandemia acabou criando uma situação inusitada: pessoas que estão no emprego há meses ainda não conhecem os colegas de trabalho pessoalmente (e até mesmo o próprio escritório). Dieggo Armando Vieira Thomaz, gerente de CRM na GhFly, começou na empresa no dia 1º de abril. “Cheguei a conhecer o escritório e boa parte da liderança, pois meu processo seletivo foi realizado de maneira presencial. Porém, quando iniciei, o sistema de home-office já havia sido instituído”.
Dieggo Armando Vieira Thomaz, no centro da reunião com os colegas de trabalho
O executivo, que gere uma equipe de dez profissionais, conta que mesmo não conhecendo seus liderados pessoalmente, já criou um vínculo com eles. “Fazemos reuniões constantes em que não falamos apenas de assuntos relacionados ao trabalho, mas também do aspecto pessoal. Isso ajuda a criar afinidade, proporcionando uma sensação de pertencimento”, destaca.
De acordo com Thomaz, como a holding é enraizada no ambiente online e tecnológico, manter o engajamento e a motivação em alta, mesmo que de forma remota, acaba sendo uma tarefa menos difícil. “O fato de sermos apaixonados por tecnologia, certamente, nos auxilia nas adaptações das ações internas e no contato com o cliente em tempos de isolamento. Fica apenas a ansiedade para conhecer meus colegas”.
Imersão virtual
Aimê de Souza Bertoloto, analista de tráfego na GhFly, iniciou na empresa em julho, a partir de um processo seletivo 100% virtual. “Eu já tinha feito algumas entrevistas via Skype, mas essa foi a primeira vez que passei por todas as fases sem ter nenhum tipo de contato presencial com os entrevistadores. Foi uma experiência diferente. Procurei me preparar da maneira mais assertiva possível para minimizar a falta do cara a cara”, afirma.
A profissional também criou laços com os colegas mesmo sem sequer ter pisado no escritório. “Acho que é a primeira vez que faço amizade com pessoas que não conheci pessoalmente. Sinto que sou muito próxima de quem trabalha comigo porque a GhFly Network incentiva que as pessoas falem sobre seus anseios”, diz.
Souzanne Dupont, Chief People Officer na GhFly Network, destaca que o processo seletivo feito de forma 100% on-line tem seus pontos negativos e positivos. “Nosso escritório é muito confortável e moderno. Porém, como a entrevista não é presencial, perdemos um pouco nesse aspecto. Além disso, a leitura da linguagem corporal do candidato fica prejudicada. O lado bom é que não tem a questão da barreira do deslocamento físico para participar de processos seletivos”, pondera.
Para a executiva, o isolamento social e o home-office demandam um cuidado ainda maior com a jornada do novo contratado. “Implementamos um pré-onboarding, fase que antecede o começo oficial do novo colaborador na empresa, detalhado e personalizado. Enviamos vídeo com imagens do nosso escritório e com depoimentos dos gestores ao recém-contratado. Também temos o programa Buddy, em que um colaborador da casa fica responsável por dar todo o suporte ao iniciante”.
A holding ainda tem promovido diversas ações remotas destinadas ao público interno, como os Grupos de Apoio. Nos encontros, os participantes contam sobre as preocupações da semana, os aprendizados, os anseios e trocam experiências. Inicialmente criado para pais e mães, o programa foi expandido e, atualmente, conta com quatro grupos de suporte.
Outra iniciativa desenvolvida foi o Friends To Share!, na qual pessoas da mesmas equipes trocam elogios entre si. Deu tão certo que feedbacks positivos passaram a ser compartilhados por colaboradores de diferentes setores. A GhFly ainda abriu espaço para que algumas pessoas do time dividissem suas experiências como membros da comunidade LGBTQIA+ e lançou o primeiro Pet Day a distância, com direito a concurso para eleger a foto mais criativa.
“Esse olhar para a saúde emocional da equipe acaba sendo, também, benéfico para a organização, pois o colaborador se sente valorizado e mais engajado para superar os desafios diários, tanto no campo pessoal quanto profissional”, conclui Souzanne.