Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Encontre o sucesso: como aprimorar seu relacionamento com os clientes na era digital
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Negócios

Encontre o sucesso: como aprimorar seu relacionamento com os clientes na era digital

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
09/03/2023
1.1k Views
26/05/2024
Marcelo Navarini - diretor do Bling

Marcelo Navarini é diretor do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company

Para conseguir elevar o patamar de uma marca no mercado, é preciso contar com uma base forte de clientes, mas esse conceito não está atrelado especificamente à quantidade de pessoas que consomem um determinado produto, e sim, à fidelidade que esse grupo dedica à marca. A forma com que essa noção é construída dentro das pessoas tem início no momento em que é estabelecido um relacionamento com o cliente, e isso vai além da jornada de compra.

Anteriormente nesta coluna, eu já mencionei a necessidade que o cliente demonstra de cada vez mais ser reconhecido pelas marcas. Vivemos em um período onde as experiências proporcionadas pelos players possuem um valor tão relevante quanto a qualidade do produto por si só, logo, uma empresa que possuir canais abertos de comunicação com sua base de clientes e que sempre busque qualificar o atendimento, inclusive reconhecendo o histórico de consumo, adquire um destaque quando comparado com a concorrência.

O meio digital possibilita, justamente, a abertura desses canais, facilitando a coleta de feedbacks e percepções sobre suas experiências, ou até mesmo por meio do e-mail e grupos em redes sociais, canais muito utilizados atualmente pelas maiores marcas no mercado.

Uma estratégia que pode ser utilizada é a adoção de elementos relacionados ao Marketing de Defensores. A tendência dessa metodologia se dá justamente pelo valor das experiências buscadas pelos consumidores, possibilitando resultados como a melhora da reputação da marca, aumento de avaliações, ampliação da audiência, geração de conteúdo espontâneo, entre outros.

O conceito está enraizado na noção de que, quanto mais for investido na experiência dos clientes, cada vez mais eles vão se posicionar de maneira positiva quando abordarem a marca para outras pessoas.

A falta de entendimento desse processo e dos possíveis impactos no crescimento dos negócios a médio e longo prazo acaba muitas vezes gerando um sub investimento das empresas, em especial dos pequenos negócios. Existe uma boa oportunidade para aprofundar o relacionamento com os clientes, mostrando que a marca reconhece a jornada de consumo através de ações como redução do atrito no momento de compra (ex. cadastros!), oferta de produtos e serviços baseado em perfil de consumo, datas, entre outros.

Por fim, reforço que existem boas oportunidades para as micro e pequenas empresas, que através de poucas ferramentas e automações, podem alavancar muitos negócios sanando dores por meio de iniciativas que vão além do produto ofertado.

C-levels sofrem pressões absurdas e precisam, cada vez mais, de suporte para inteligência emocional
Os benefícios que os millennials e a geração Z estão em busca
Johnson & Johnson recruta novos profissionais
Sustentabilidade ou lucro: Um dilema estratégico?
Empresas inovam com benefícios flexíveis para engajar e reter talentos
TAGS:experiência do clientegestão de pessoasmarketing digitalrecursos humanosRH
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Biografia de João Doria será lançada no dia 27/03 em São Paulo
Próximo Artigo Igualdade de Gênero: Por que empresas devem Fazer disso uma prioridade no ambiente de trabalho
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Faculdade Engenheiro Salvador Arena abre vagas em cursos gratuitos de Engenharia e Administração
Carreira
13/05/2025
LinkedIn aponta onde estão as melhores oportunidades de emprego para quem está começando a carreira
Carreira
13/05/2025
Salário emocional: quando bem-estar vale mais que cifras
Artigos
13/05/2025
Volvo acelera no mundo esportivo com Rayssa Leal, Sophia Medina e Miguel Pupo ao volante da nova geração
Comportamento
13/05/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Gestão

O que a COP 28 tem a ver com a alta liderança corporativa?

15/12/2023
Dança das cadeiras

Nestlé Brasil reestrutura liderança: Mudanças nas categorias de cafés, bebidas e cereais e CPW

07/08/2023
Publieditorial

Índice de absenteísmo: como o RH pode ajudar a reduzir

02/08/2022
Negócios

E-commerce cresce 26,7% no trimestre, reflexo da COVID-19, afirma estudo

15/04/2020

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up