Engajar colaboradores à distância parece muito desafiador no cenário atual, mas para o Grupo Locaweb, empresa de serviços digitais Business to Business que tem uma equipe de recursos humanos estruturada e dedicada a saúde e bem-estar dos colaboradores, as mudanças não foram vistas com resistência.
A empresa tem consolidado há quatro anos o Programa Conexão Saúde, voltado a saúde física, mental e financeira, que foi adaptado ao home office. Além disso, com o isolamento social por conta da pandemia, a empresa elaborou duas pesquisas especiais para esse momento, ambas no formato online. A primeira com o objetivo de medir a satisfação dos colaboradores quanto ao trabalho remoto, ações e benefícios oferecidos pela empresa no momento de pandemia, bem como a comunicação com os líderes e empresa.
A segunda pesquisa foi aplicada para embasar o plano futuro da retomada gradual, compreendendo quão confortáveis os colaboradores com o retorno ao escritório, além de entender o cenário que o colaborador vive: se tem filhos em idade escolar, se mora com pessoas do grupo de risco, pontos essenciais que devem ser considerados quando chegar a hora dos times voltarem ao escritório.
“Desde a reestruturação do programa, temos um foco na saúde mental dos nossos colaboradores. Vimos que a tendência global era que as doenças mentais se tornassem cada vez mais frequentes. Assim, oferecer ferramentas para que os funcionários se cuidem demonstra a preocupação da companhia com o ser humano. A disponibilização de atendimento psicológico virtual, assim como as rodas de conversa são pontos que tem reforçado bastante o engajamento interno e essa percepção de cuidado, além dos benefícios de cesta básica e ajuda de custo para esse momento”, conta Simony Morais, gerente de Gente & Gestão da Locaweb.
Outro ponto importante é uma comunicação clara, oportuna e transparente, sendo a chave para manter o engajamento com os colaboradores. O Grupo Locaweb procura manter uma relação próxima com os funcionários de diferentes áreas, unidades e cargos, criando oportunidades de interação entre as equipes. Além disso, a comunicação com a gestão foi fortalecida para propor soluções específicas para cada área, contribuindo no direcionamento e produtividade das equipes nesse novo contexto.
O papel do endomarketing também foi transformado para este momento. De ações e comunicações internas até todo o processo de experiência do colaborador em diversos sentidos, tudo em um esforço de juntar no digital quem está distante fisicamente há tantos dias. A nova visão dessa e das demais áreas do Recursos Humanos nesse momento têm sido fundamental para direcionar ações que foquem diretamente nas questões que precisam ser resolvidas com mais urgência, seja a comunicação sobre diretrizes da empresa, novos protocolos e a condução das ações de qualidade de vida.
“Somos uma empresa de tecnologia, mas que valoriza muito o contato humano. Era comum irmos nas mesas dos colegas para resolver pequenas questões do dia a dia e nunca perdemos a chance de fazer confraternizações, eventos e ações presenciais para reunir o time. Com a pandemia, estamos passando por uma transformação, com as pessoas dando mais atenção para a comunicação por e-mail e Instagram interno. Temos usado um misto de ferramentas para nos mantermos próximos das equipes, sendo que o líder tem um papel fundamental para o engajamento e sensação de segurança de todos”, conta Morais.
No Grupo Locaweb as decisões são compartilhadas e o atual cenário trouxe desafios e reflexões sobre o estilo de liderança de cada um e como extrair as potencialidades dos times a distância. Para apoiar nesse processo, foi lançada a edição 2020 do programa de líderes em um formato online inédito, com temas sobre como desenvolver equipes de alta performance, negociação, influência, gerenciamento de conflitos e action learning.