Opinião

Engajamento entre líder e equipe é fundamental para trabalho remoto

É preciso levar em consideração que as empresas necessitam tomar decisões sobre pessoas e qualquer erro pode custar muito caro

Vivemos hoje um período de muitas incertezas causadas pela chegada do Covid-19. São necessárias adaptações para tentar diminuir a disseminação do coronavírus, entre elas o isolamento social e a redução de muitos serviços.

Esse cenário pode se estender por meses e acaba mudando todo um planejamento empresarial que foi traçado. Por isso, o trabalho remoto é uma das medidas que a maior parte das corporações têm adotado para continuarem atuando.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Betania Tanure Associados (BTA), indica que mais de 60% das empresas veem a “adaptação das atividades presenciais para virtuais” como maior desafio da prática de home office e 45% apontam o “gerenciamento remoto de pessoas”. A prática que ainda é novidade para muitos negócios, gera dúvidas entre líderes e colaboradores que estão começando a aderir ao trabalho remoto e é aí que entra o grande desafio: como fazer o funcionário que está trabalhando em casa entender a importância de se manter focado, mesmo em um ambiente totalmente familiar?

Avaliar como a atuação de cada colaborador deve ser executada, planejar reuniões diárias online para descobrir quais são as necessidades individuais dos funcionários e alinhar todos os pontos necessários para um trabalho remoto eficiente são algumas maneiras de garantir que essa força tarefa dê certo mesmo longe do local de trabalho. Com isso, é importante que os líderes solicitem relatórios diários e utilizem ferramentas online que auxiliam no acompanhamento das entregas e diminuição do turnover, mesmo diante da crise atual.

Neste novo cenário global é preciso levar em consideração que as empresas necessitam tomar decisões sobre pessoas e qualquer erro pode custar muito caro. Neste momento, é fundamental utilizar plataformas que auxiliam na redução de custos e na gestão dos colaboradores para engajar e motivá-los, analisando a performance e desempenho. Em 2019, os clientes da Sólides economizaram juntos mais de R$ 51 milhões com nossa plataforma de gestão de talentos, além de aumentarem a produtividade e a performance dos profissionais.

É importante enfatizar que líderes devem estar disponíveis para auxiliar os colaboradores neste momento de incertezas, portanto não é hora de tomar decisões precipitadas, sem antes fazer uma análise cuidadosa do mercado, clientes e colaboradores. É importante levar em consideração que a crise vai passar e o mundo está lidando com o mesmo problema ao mesmo tempo. Neste caso, é válido deixar claro para o trabalhador que está em home office que as regras continuam as mesmas e que a instituição conta com a dedicação e a busca pela entrega do melhor que ele pode oferecer para que, juntos, possam enfrentar todas as dificuldades do momento.

Por Mônica Hauck– Fundadora da Sólides

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar