De acordo com um estudo realizado pelo LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, 91% dos brasileiros acham importante ou muito importante falar sobre saúde mental, sendo que 80% das pessoas dizem que já se sentem confortáveis ou muito confortáveis para abordar o assunto no cotidiano. De acordo com os dados, essas conversas acontecem principalmente com psicólogos, amigos e familiares ou pessoas que passaram por alguma situação semelhante. No entanto, quando consideramos o ambiente de trabalho, o indicador cai para 44% dos respondentes. Dentre os principais motivos apontados por aqueles que não se sentem confortáveis, estão o fato de não gostarem de conversar sobre suas vidas pessoais e não sentirem segurança para se expressar neste ambiente.
Conduzida pela Opinion Box em dezembro de 2021, a pesquisa entrevistou 1019 usuários da rede com mais de 18 anos em todo o país. Entre os achados, o estudo apontou que 79% dos brasileiros já sofreram ou sofrem com algum problema relacionado à saúde mental. Neste cenário, as mulheres são mais afetadas. Cerca de 86% delas disseram já ter passado por alguma situação do tipo, perante 72% dos homens.
A pesquisa mostrou ainda que apenas 37% dos brasileiros acreditam que as empresas se preocupam com seus funcionários quando este assunto vem à tona mesmo em um cenário onde 54% afirmam que elas oferecem práticas voltadas para a saúde mental dos funcionários.
Conversas sobre saúde mental no LinkedIn
Os desafios fazem parte da jornada de trabalho, por isso, o LinkedIn quer estar cada vez mais à frente de todos os tipos de conversas para incentivar os usuários a serem autênticos e a comunicarem sobre o que os afeta em suas vidas profissionais.
Ainda mais em um cenário que mostra que 68% dos entrevistados acreditam que falar sobre saúde mental dentro da rede é importante para normalizar a conversa e que, à medida que mais pessoas compartilham suas histórias, 76% esperam que o LinkedIn esteja ainda mais aberto para o diálogo.
Além disso, 56% dos usuários estariam dispostos a começar a conversar sobre o tema na rede social sabendo que teriam um espaço seguro para isso.
Com base nesses dados, o LinkedIn lança a campanha #DeMenteAberta, com o objetivo de incentivar a conversa sobre saúde mental na rede. A ideia é reforçar que falar sobre esses assuntos é, sim, ser profissional e que a plataforma é um espaço não só para falar sobre conquistas, mas também sobre dificuldades, desafios e outras experiências.
A campanha contará com três vídeos, protagonizados pelos criadores de conteúdo Veronica Oliveira, fundadora do Faxina Boa, Noah Scheffel, Fundador do EducaTRANSforma e Rui Duarte Brandão, CEO do ZenKlub, que serão publicados no próprio LinkedIn. O primeiro foi publicado nesta quarta (23.02) e os demais virão ao ar nas próximas semanas.
Metodologia
Com o objetivo de entender a percepção dos usuários do LinkedIn sobre saúde mental e a disposição deles para abordar o assunto na plataforma, a pesquisa, conduzida pela Opinion Box, contou com 1.019 respondentes de 18 a 60 anos, entre homens e mulheres de todas as regiões do Brasil, usuários do LinkedIn, entre 13/12/21 e 22/12/21. A margem de erro é de 3.1 PP e o intervalo de confiança de 95%.