Benefícios são utilizados pelas empresas como grandes atrativos no mercado de trabalho
Marco A Haidar – CEO da NewValue
Quando uma vaga de trabalho é aberta, todos os candidatos se atentam a pontos relevantes, como os requisitos para participar do processo seletivo, o salário, o modelo de trabalho, e, claro, também os benefícios oferecidos pela companhia. Isso ocorre porque esse tipo de vantagem é cada vez mais buscada e valorizada pelos funcionários presentes no mercado de trabalho. Pelo lado das empresas, os benefícios com o tempo se tornaram atrativos altamente importantes para captar e valorizar os trabalhadores.
Os benefícios são cada vez mais adotados pelas empresas porque, além de contribuírem para o bem-estar dos colaboradores, também podem impactar diretamente na produtividade. Além disso, a existência dos benefícios pode auxiliar na retenção de talentos da companhia, é uma ferramenta para aumentar a satisfação do time interno, bem como favorece o clima organizacional e demonstra firmeza da empresa em um mercado cada vez mais competitivo.
De acordo com uma pesquisa recente da consultoria de recursos humanos Robert Half, os dez benefícios mais oferecidos pelas empresas são: assistência médica, vale-refeição, vale-alimentação, assistência odontológica, auxílio-combustível, notebook, vale-transporte, celular, estacionamento e suporte psicológico. Ainda de acordo com o levantamento da consultoria internacional, os cinco primeiros citados na lista acima são considerados os mais relevantes pelos profissionais, levando em consideração o momento da carreira.
A consultoria Robert Half também elaborou um relatório com as maiores tendências de benefícios para 2024. De acordo com o levantamento da companhia, os principais são o auxílio-combustível, auxílio-creche, auxílio-educação, auxílio-financeiro para home-office (conta de luz e internet), auxílio-financeiro para home-office (mobiliário e equipamentos), bônus acordado, carro da empresa, celular com chip, creche no trabalho, ônibus fretado, vale-cultura, vale-refeição e vale-transporte.
Porém, além dos benefícios descritos anteriormente, 2024 também reserva outras diversas possibilidades no segmento, como a existência de benefícios diferenciados em todas as áreas, capazes de entregar ainda mais diversidade aos usuários. Restaurantes, academias, eventos culturais, viagens, cuidados com os pets, além de compras, são apenas alguns exemplos dessas múltiplas possibilidades. O que diferencia esses benefícios dos tradicionais, no entanto, é a existência atualmente de empresas especializadas no tema, responsáveis por inserir esse tipo de pacote dentro da própria companhia contratante, fazendo toda a administração necessária.
Em outras palavras, isso significa que, por meio de apenas um contrato, uma empresa consiga se livrar da burocracia relacionada aos benefícios concedidos. E as vantagens não param por aí: no caso de negócios menores, que muitas vezes nem têm um RH estabelecido, é possível oferecer diversos benefícios aos colaboradores. Ou seja, o setor de Recursos Humanos das companhias tem cada vez mais optado por agregar diversos benefícios em um único lugar de forma rápida, prática e desburocratizada.
É claro que o segmento de Recursos Humanos de cada empresa deve, evidentemente, observar o que está dentro de seu orçamento para propiciar determinadas vantagens aos seus colaboradores. Entretanto, é necessário que as empresas tenham consciência da grande importância que a oferta de benefícios faz tanto na captação quanto na retenção de funcionários. Se há algumas décadas a oferta de alguns benefícios era considerada um grande diferencial, hoje em dia boa parte deles é tida como elemento fundamental na hora de uma pessoa se candidatar a uma vaga de emprego. É necessário, portanto, que as companhias estejam cada vez mais atentas a isso.