ArtigoInclusãoPublieditorial

Entidades e empresas: parceiras na responsabilidade social

Buscamos incentivar e desenvolver aspectos como proatividade, comunicação interpessoal, aptidão para trabalhar em equipe, comprometimento, organização, responsabilidade e ética

Atualmente, tanto consumidores quanto investidores demandam cada vez mais que empresas de todos os segmentos econômicos apresentem uma postura social e ambientalmente responsável. Assim, a pauta ESG, que aborda a governança ambiental, social e corporativa, tornou-se parte integrante do planejamento estratégico de muitas organizações em busca de afirmar os seus comprometimentos com causas valorizadas pela sociedade.

Nem sempre, contudo, as empresas – seja por conta de seus portes, seja em decorrência do tipo de atividade que desenvolvem – têm condições de realizar ações de responsabilidade socioambiental com recursos ou em ambientes próprios.

Nesse caso, o ideal é firmar parcerias: diversas entidades dedicam-se a ações sociais e ambientais que podem e precisam receber recursos da iniciativa privada. Nesse sentido, as empresas podem vincular as suas marcas a esses programas e projetos por meio de aportes financeiros ou outras contribuições, caracterizando uma participação efetiva nas ações realizadas. É uma relação “ganha-ganha”.

Existem algumas ações indispensáveis, como a contratação de aprendizes por empresas que se enquadram na Lei da Aprendizagem e devem contratar por meio de entidades certificadas. Mas diversas outras ações podem se somar a essa, formando um conjunto abrangente de atividades que ampliam o alcance e o peso das iniciativas de responsabilidade socioambiental da empresa.

O CAMP Pinheiros é uma entidade com mais de 44 anos que tem como um dos principais objetivos a qualificação, a capacitação e o encaminhamento de aprendizes para colocação em empresas parceiras no Programa de Aprendizagem. Essa qualificação se dá por meio de conhecimentos teóricos ligados às atividades práticas desenvolvidas nas empresas, enquanto a capacitação é mais voltada ao desenvolvimento de habilidades e atitudes importantes para o melhor aproveitamento da aprendizagem e para o futuro desempenho profissional da pessoa contratada.

“Buscamos incentivar e desenvolver aspectos como proatividade, comunicação interpessoal, aptidão para trabalhar em equipe, comprometimento, organização, responsabilidade e ética. Dessa maneira, estamos promovendo uma formação integral do aprendiz, alicerçada não apenas em informações, mas também em valores”, pontua o presidente da entidade, Mário Ugolini.

Já são mais de mil empresas parceiras atendidas nessas quatro décadas e cerca de dois mil aprendizes encaminhados anualmente. Mas não para por aí: a parceria com essas organizações pode ir além do Programa de Aprendizagem. As diversas ações e atividades do CAMP Pinheiros na área social, colocadas à disposição da comunidade de forma totalmente gratuita, permitem muitos outros tipos de participação.

“Vale destacar que as empresas que contratam esses aprendizes automaticamente se tornam parceiras patrocinadoras ou comantenedoras de todos os demais serviços, programas e projetos oferecidos pela entidade”, destaca Rogerio Correa, Gerente de Comunicação e Relacionamento da entidade.

Por exemplo, o CAMP Pinheiros atende adolescentes entre 13 e 15 anos em atividades socioeducativas que incluem cultura, arte, esporte e lazer. Há também a oferta de oficinas voltadas a familiares das pessoas atendidas que estimulam o empreendedorismo e propiciam oportunidade de formação, orientação e reinserção no mercado de trabalho, visando a geração de renda.

Já o Centro Dia para Idosos (CDI) do CAMP Pinheiros é um serviço especial de permanência diurna voltado à socialização e aos cuidados pessoais para idosos em situação de vulnerabilidade social. No CDI, pessoas da terceira idade contam com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, nutricionistas, terapeutas e cuidadores.

“Um parceiro pode, por exemplo, contribuir para a manutenção dos espaços em que realizamos o atendimento a adolescentes e idosos, cedendo material ou instrutores para nossas oficinas profissionalizantes. Também pode ceder profissionais especializados para ministrar uma das várias palestras que oferecemos aos adolescentes e jovens do Programa de Aprendizes ao longo do ano sobre desenvolvimento profissional, saúde e outros temas. As possibilidades são muitas”, reforça Mario Ugolini.

Dessa forma, é possível ampliar significativamente o alcance da atuação das empresas em ações de responsabilidade social e sustentabilidade.

Quer conhecer todos os serviços e programas desenvolvidos pelo CAMP Pinheiros para começar uma parceria? Confira o site da entidade (http://www.camppinheiros.org.br/) e seja também um agente da transformação.

Acompanhe as novidades do CAMP nas redes:

Instagram: https://www.instagram.com/camppinheiros/

Facebook: https://www.facebook.com/CampPinheiros/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/camp-pinheiros/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCsqLXUB3amBm_PSrj30IhBQ

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo