Ferramenta ajuda o profissional a conhecer e se apropriar de suas competências, colaborando para que ele alcance seu potencial pleno
Em tempos de incertezas e escassez de oportunidades no mercado de trabalho, seguir avançando na carreira pode se tornar uma tarefa árdua. O fato tende a não valer, porém, para quem passa por processo de coaching – meio de aprimoramento que pode trazer diferenciais valiosos. Confira abaixo seis itens listados por, Yukiko Takaishi diretora de desenvolvimento organizacional e liderança da STATO – consultoria especializada em gestão de carreira, que confirma a eficiência do coaching.
- Por meio de técnicas de diversas ciências – psicologia, administração, neurociência, entre outros – o coaching oferece ao profissional uma oportunidade de conhecer e se apropriar de suas competências e lidar melhor com seus pontos fracos, mantendo-se competitivo.
- Coachs lidam com profissionais dos mais variados setores e por isso conhecem as tendências do mercado, o que é vital para orientar o profissional que almeja novos desafios, ainda mais em tempo de crise.
- A gestão do comportamento possibilita melhor interação com colegas de trabalho ou com a rede de contatos, o que é útil para vislumbrar outras perspectivas.
- O processo de autoconhecimento proposto pelo coaching tem impacto direto na capacidade de foco, na administração do tempo e na autoconfiança do profissional.
- À medida que o profissional se conhece melhor, seu nível de stress tende a ser menor, elevando sua qualidade de vida e seu engajamento com o trabalho.
- O coaching tende a fazer com que o profissional se comunique de maneira mais clara e assertiva, o que lhe possibilita aumento de produtividade.