Opinião

Especialista em RH revela perfis de destaque para qualquer empresa

Comportamentos podem ser desenvolvidos por qualquer profissional para aperfeiçoar seu rendimento e performance

O perfil de uma pessoa está ligado diretamente ao seu comportamento, algo específico de cada profissional. Não existem perfis pré-definidos para cada pessoa, também não existem perfis bons ou ruins, o que existe são perfis mais adequados para cada tipo de atividade e para cada tipo de cultura organizacional. Para o especialista em RH e CEO do Vagas Online, Cezar Antonio Tegon, quando se fala em perfil ideal ou perfil importante para as empresas, cria-se uma falsa imagem que a combinação de um grupo de perfis é o ideal para todas as funções e para todas as empresas.

Especialista em RH revela perfis de destaque para qualquer empresa“O comportamento explica a diferença entre as pessoas que executam as mesmas atividades profissionais, com maior ou menor dificuldade, com mais ou menos sucesso. É evidente que vários comportamentos podem ser tratados, trabalhados, treinados e mesmo que não sejam naturais da pessoa, podem ser melhorados, mas os que são parte da aptidão de um profissional sempre serão executados com mais facilidade, motivação e resultados”, explica.

Pode-se afirmar que não existem comportamentos genéricos, existem comportamentos mais importantes para cada função e naturais de cada pessoa. “É importante destacar que uma única pessoa não tem todos os perfis esperados, mesmo os profissionais que possuem alto desempenho”, ressalta.

De acordo com Tegon, saiba o que as empresas valorizam, independente do perfil:

  1. Vontade:“Sangue nos olhos” para executar suas atividades.
  1. Flexibilidade:Capacidade de se adequar rapidamente a novas tendências, novas solicitações, novos cenários.
  1. Intuição:Capacidade de enxergar e resolver problemas antes que eles aconteçam.
  1. Trabalhar com gente:gostar e trabalhar com gente, faz diferença e as empresas buscam profissionais com essa habilidade.
  1. Competitividade:o profissional tem que ser competitivo, bater metas, superar seus resultados constantemente.

Já os perfis de destaque são:

Solucionador de problemas complexos
É uma exigência cada vez mais comum em toda as profissões e atividades e para todos os níveis hierárquicos, desde as operacionais, produção, até atividades executivas.

Crítico positivo
É uma habilidade requerida para grande parte das atividades, um profissional que tem a capacidade de avaliar, criticar e modificar uma situação é muito importante nas organizações.

Criativo
Ser criativo exige, muitas vezes, passar por cima de algumas regras. Dessa forma nem sempre isso pode ser bom, por exemplo: para um designer ser criativo é um diferencial importante, pois ele fará algo novo, já para um operador de crédito, pode ser desastroso, passando por cima de regras ele criará um grande problema para a empresa.

Gestor de Pessoas | Líder
Este comportamento é pré-requisito para gestores de equipe e de projetos, sem ela o profissional poderá ser um excelente técnico em sua ativada, mas jamais será efetivamente um grande gestor. Requisito básico: Gostar de gente.

Estrategista
Pensador, que age com cautela e avalia impactos, técnicas, táticas. Diferencial para funções de liderança e área de atendimento a clientes e pessoas.

Tomador de decisões
É uma exigência da maioria das empresas para todas as áreas. Além da habilidade direta, exige experiência, intuição, é uma boa dose de coragem.

Servidor | Provedor
Exigido em funções específicas ligadas diretamente a área de serviços, dentro ou fora da empresa.

Negociador
Negociar é fundamental para profissionais da área comercial, já para alguém da linha de produção, que segue regras para realizar sua função e extrair o produto final, negociar pode ser muito complicado.

Flexível
Vivemos hoje mudanças tecnológicas, processuais, regras etc e os profissionais que se adaptam com mais velocidade, são os com mais chances de dar resultados e crescer profissionalmente.


Especialista em RH revela perfis de destaque para qualquer empresa

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios