Muitas vezes, a pressão social faz com que a pessoa acredite que a sua vida só estará completa se ela estiver em uma relação estável
O Dia dos Namorados, celebrado no Brasil em 12 de junho, é uma data bastante significativa e especial para muitos casais. No entanto, para as pessoas que estão solteiras e desejam estar em um relacionamento, este dia pode trazer sentimentos negativos, como de solidão, além da sensação de frustração.
De acordo com o psicólogo e professor do curso de Psicologia da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, Cleyson Monteiro, muitas vezes, a pressão social faz o indivíduo acreditar que a sua vida só estará completa e feliz se ele estiver em uma relação estável. Entretanto, é fundamental não só aprender a desfrutar e estar confortável com a própria companhia, como também ter referências estabelecidas sobre o tipo de relacionamento que essa pessoa deseja e prioriza ter.
“A pressão social pode gerar também uma autocobrança, aumentando ainda mais a insatisfação por estar solteira. Isso pode até atrapalhar a forma como a pessoa se valoriza, impedindo ou dificultando a apreciação da própria companhia. Uma das melhores maneiras de valorizar a si mesmo é entender que você é a pessoa mais importante da sua vida. Isso não é egoísmo, mas o passo inicial para desenvolver estratégias capazes de afastar sensações negativas”, explica.
Ainda segundo o psicólogo, alguns comportamentos devem ser evitados para que a saúde mental não seja afetada. “Comparar a sua realidade com a de outro alguém, se questionar por que um conhecido, amigo ou familiar está namorando ou casado e você não, alimentar o pensamento de que a felicidade só vai surgir ou ser plena quando tiver um companheiro ou companheira são atitudes extremamente nocivas. Tudo isso pode gerar um quadro de ansiedade e problemas de autoestima”, alerta.
Durante o Dia dos Namorados, a principal dica para os solteiros é se aproximar de atividades do seu interesse, buscando satisfação e bem-estar. “Praticar o autocuidado, desenvolver algum hobby, ir à praia ou ao teatro, estar na companhia dos amigos ou familiares e assistir um filme podem contribuir para o bem-estar emocional. Ao se relacionar com coisas que propõem prazer, alegria e um estado de felicidade, consequentemente, se torna possível lidar com as adversidades e superar pressões”, orienta o psicólogo.