Uma das maiores especialistas mundiais em transformação de cultura organizacional, a britânica Carolyn Taylor, presidente executiva da consultoria Walking the Talk, que possui entre clientes gigantes globais como Google, AXA, Vodafone e Sanofi, governos, entidades sem fins lucrativos e organizações menores em todo o mundo, lança o livro “Accountability no trabalho: como comprometer-se e cumprir o prometido e conseguir que outros façam o mesmo“, em agosto. O livro é o primeiro guia da série “@work: hábitos práticos e poderosos para líderes que buscam melhorar sua performance e de sua equipe” e traz, de forma simples e prática, o passo a passo para melhorar a accountability no centro de qualquer negócio e, assim, colher resultados excepcionais. A autora optou por manter o termo ‘accountability‘ em inglês por ter um significado único, cuja essência não poderia ser captada por nenhuma outra palavra da língua portuguesa.
Todo líder quer uma equipe confiável, capacitada e altamente eficiente, que considere o seu trabalho gratificante e bem-sucedido. Carolyn Taylor testemunhou empresas alcançarem resultados notáveis – aumentando seu lucro, eficiência nos processos e harmonia entre colaboradores e líderes – ao empregar o conceito de accountability de forma eficiente.
Accountability é sobre fazer e cumprir promessas. “Posso contar com você?” e “Sim, você pode contar comigo” ou “Não, você não pode contar comigo” são frases essenciais do conceito de accountability apresentado por Carolyn. “Pense no impacto que ser reconhecido como alguém que cumpre suas promessas teria em sua reputação e em como isso aumentaria a confiança de seus clientes em você. Isso poderia alterar a forma como seus negócios e relacionamentos de trabalho funcionam. Este é o poder transformador da accountability“, diz a executiva.
A accountability no trabalho mostra como líderes podem ser criativos e fazer com que colaboradores sejam responsáveis de forma potencializada; como colaboradores podem maximizar sua produtividade e a capacidade de realização, além de construir sua reputação como alguém em quem as pessoas podem confiar; e como empresas podem fazer mudanças culturais duradouras – o que se tornou algo essencial, especialmente em cenários disruptivos, como o provocado pela pandemia e que impactou empresas de diferentes portes em todo o mundo. “A confiança, mais do que nunca, precisa fazer parte do ‘novo normal'”, informa a executiva.
Segundo a autora, o conceito de accountability não é algo inatingível, mas uma realidade cotidiana, alcançável por todos. “Os líderes tendem a culpar sua equipe pelo insucesso do projeto, ao invés de aceitarem que também são parcialmente responsáveis por esse desempenho. A accountability não se resume às consequências no fim de um projeto. É uma troca contínua entre o solicitante (quem solicita) e o concedente (aquele que se compromete em entregar), e a parte mais crucial desse processo ocorre no início, quando as duas partes chegam a um acordo sobre o que está sendo prometido. A forma como quem solicita e quem realiza respondem aos desafios imprevistos durante qualquer projeto determinará se o resultado será alcançado”, explica a executiva.
Quem é Carolyn Taylor
Carolyn Taylor é uma das maiores especialistas mundiais em transformação da cultura corporativa e presidente executiva da consultoria global de transformação cultural, Walking the Talk. Nos últimos 30 anos, Carolyn realizou workshops com mais de 50 mil líderes, trabalhou em 200 jornadas de mudança de cultura, prestou consultoria para 15 fusões e aquisições, treinou 60 CEOs e trabalhou em 35 países. Entre seus clientes estão Google, AXA, BT, BHP e Itaú Unibanco no Brasil.
Carolyn escreveu o primeiro guia prático sobre como mudar a cultura: Walking the Talk: Building a Culture for Success (Editora Publit), descrito pela professora Lynda Gratton da London Business School como “uma leitura obrigatória para qualquer gestor que embarque na jornada da mudança cultural”. O livro é considerado um clássico da literatura corporativa.