Top Voices revelam como utilizaram a plataforma para consolidar carreiras e impulsionar negócios.
Com uma população tradicionalmente heavy user de redes sociais, o Brasil ocupa a terceira posição em presença no LinkedIn, rede social voltada ao universo profissional, que conta com mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo. A plataforma registra um crescimento médio anual de cerca de 15%, tornando-se o canal ideal para quem deseja consolidar carreiras e impulsionar negócios, segundo especialistas em marca pessoal e criação de conteúdo online.
“Hoje, cada um de nós tem voz ativa e a possibilidade de construir a própria audiência através das redes sociais. O LinkedIn é a plataforma mais poderosa para networking profissional, construção de relacionamentos, ativação de conexões, geração de leads, conversão e oportunidades de negócio”, afirma Luis Claudio Allan, CEO da People2Biz, agência de personal branding e business influencer marketing.
“Fiz uma pesquisa e descobri que seis dos dez CEOs das marcas mais valiosas do Brasil, segundo o ranking da Interbrand, são Top Voices no LinkedIn, incluindo os cinco primeiros. O selo reconhece membros que compartilham conteúdos relevantes, participam ativamente de debates e trocam conhecimentos sobre determinada área de atuação”, acrescenta Allan.
No entanto, esse nicho ainda tem espaço para crescer, já que um estudo da FGV/EAESP constatou que 45% dos executivos C-Level brasileiros estão ausentes do LinkedIn, seja em termos de perfis ou de postagens constantes. Allan sublinha, entretanto, que os profissionais estão, aos poucos, entendendo o valor de ter uma presença estratégica na rede.
“Os negócios não são mais fechados entre empresas e consumidores. Hoje, as pessoas buscam um rosto e uma voz para as marcas, produtos e serviços que consomem. É o que chamamos de business influencer e uma boa forma de se posicionar, de maneira humanizada, é no LinkedIn. Os executivos que já perceberam isso estão saindo na frente e usando a rede para se tornarem referências no mercado”, diz o especialista.
Mudança de paradigma
Com mais de três décadas de carreira, o CEO da People2Biz conta que começou a trabalhar no início da informatização, vivenciando o nascimento da indústria da internet dos bastidores quando trabalhou na StarMedia, uma das principais empresas de Internet da América Latina no final da década de 90. Após acompanhar o desenvolvimento do mundo digital, chegou à conclusão de que as pessoas eram o centro dos negócios.
“Ao contrário do que diz a máxima do grande teórico da comunicação Marshall McLuhan, o meio não é mais a mensagem. Hoje, o homem é a mensagem, independentemente do meio que ele escolha para se posicionar. Pensando nisso, trouxe ao mercado o conceito do PR Human2Human, que coloca os executivos como protagonistas das marcas institucionais”, explica.
“Com isso em mente, trabalhamos no LinkedIn a força da marca pessoal, visando impactar positivamente a marca institucional que o profissional lidera. Isso não é feito necessariamente apenas pelo C-level da organização. Qualquer executivo ou executiva, qualquer colaborador de uma empresa pode ser um embaixador daquela marca, produzindo conteúdo relevante”, complementa Allan, que reúne mais de 30 mil seguidores na rede e é o segundo colocado na categoria Personal Branding & Audience Building do ranking Favikon.
Do LinkedIn para os livros
Em 2015, após uma demissão, a empreendedora Flavia Gamonar utilizou o LinkedIn para comunicar o momento profissional que vivia, experimentando o impacto da criação de conteúdo na rede pela primeira vez. Segundo ela, esse foi um ponto de virada significativo em sua carreira.
“Depois disso, passei a produzir conteúdo de forma orgânica, até chegar à comunidade que tenho hoje, de mais de 1,2 milhão de seguidores. Essa jornada me trouxe uma infinidade de oportunidades e me levou a pedir demissão de outro emprego para iniciar meus próprios negócios”, diz Flávia, que está à frente da Imflue, empresa especializada em posicionamento, influência e negócios que ministra treinamentos e consultoria para profissionais e grandes empresas sobre LinkedIn, produção de conteúdo, employee advocacy, thought leadership e business influencer.
Hoje, a executiva não é só uma das maiores especialistas em LinkedIn no Brasil, como também foi convidada pela plataforma, em 2018, para se tornar instrutora oficial do LinkedIn Learning, impactando mais de 300 mil alunos em doze cursos. Toda essa trajetória culminou no livro “Unique Stories”, que aborda marca pessoal e conteúdo nesta rede social.
Já Luciano Santos acumulava passagens por empresas como UOL, Google e Meta (Facebook) quando tomou a decisão de se dedicar exclusivamente à educação corporativa, em 2022. O executivo, então, começou a compartilhar no LinkedIn os aprendizados que teve ao longo de mais de 24 anos de carreira, bem como insights sobre como encontrar satisfação e felicidade no mundo corporativo. Assim, tornou-se Top Voice no LinkedIn, com cerca de 600 mil seguidores.
“Tenho uma missão clara: ajudar as pessoas a encontrar mais satisfação e felicidade no mundo corporativo, apesar de não serem ideias que normalmente andam juntas. Um dos maiores erros que vejo é o das pessoas acharem que já estão calejadas para o mercado. Ninguém está. O mundo muda em ciclos cada vez menores e precisamos, mais uma vez, da humildade de entender que o que funcionou ontem não vai funcionar amanhã. É preciso se adaptar e encontrar uma nova forma de se colocar”, declara Luciano.
Seu livro “Seja Egoísta Com a Sua Carreira” é um best-seller e, desde o lançamento, figura entre os mais vendidos na categoria Orientação Profissional. A obra enfatiza a importância de ser o protagonista da própria trajetória profissional e traz sua filosofia de que, para ter sucesso, é essencial se adaptar às mudanças constantes do mercado.
Empresas enxergam valor
Além dos executivos, as corporações também começam a perceber o valor de ter embaixadores no mundo online. Muitas vezes, uma abordagem engajada dos colaboradores no LinkedIn contribui para o Employer Branding.
Nesse sentido, o especialista Cristiano Santos já prestou consultoria para grandes empresas, como Itaú, Mercedes-Benz, Facebook, Grupo Marista e Magazine Luiza, ensinando seus profissionais a ter uma presença ativa no LinkedIn. Ele também ministrou workshops práticos em instituições como a Faculdade Cásper Líbero, ComSchool e SENAC, além de organizar treinamentos sobre a plataforma pelo país.
Sua história com a rede começou com a criação do grupo no Facebook “LinkedIn Brasil – De A a Z”, espaço pioneiro dedicado à discussão sobre o uso da rede social profissional e suas estratégias. Posteriormente, alcançou mais de 90 mil seguidores e o reconhecimento como Top Voice.
“É importante liderar pelo exemplo e sinto que a minha história ilustra como a construção e o fortalecimento da marca pessoal no LinkedIn podem transformar carreiras e ampliar oportunidades profissionais. É importante não só se destacar na plataforma com um conteúdo viral, mas investir no desenvolvimento contínuo da própria marca pessoal. Só assim o LinkedIn se revela como uma ferramenta fundamental para o crescimento e sucesso profissional”, diz Cristiano.
Da mesma forma, Denyze Santos já atendeu mais de 700 clientes, entre empresas e pessoas físicas, com consultorias de carreira e mercado de trabalho. Tudo começou com uma transição de estado, em 2018, quando se mudou do Pará para a Paraíba. Para ela, esse momento marcou o início de sua jornada de criação de conteúdo no LinkedIn.
“Ali dei os primeiros passos na produção de conteúdo no LinkedIn, me dedicando ao meu posicionamento, com foco na minha própria recolocação. Além de conseguir o emprego, passei a colaborar com tópicos relevantes na rede. Essa estratégia rapidamente rendeu muitos frutos, permitindo ao mesmo tempo fortalecer minha marca pessoal e incentivar milhares de pessoas a fazerem o mesmo”, destaca Denyze.
Atualmente, a executiva conta com cerca de 500 mil seguidores no LinkedIn e mostra como uma presença estratégica na rede social pode transformar carreiras e abrir portas para novas oportunidades. Ao se dedicar ao desenvolvimento de sua marca pessoal e à criação de conteúdo de valor, ela não só conseguiu uma recolocação, mas também estabeleceu uma sólida reputação como especialista e mentora.
Impacto também nas vendas
Também influenciador no LinkedIn, Raphael Cunha é especialista em Social Selling, a habilidade de prospectar clientes em potencial e nutrir o relacionamento com eles nas redes sociais com o propósito de gerar vendas. Fazendo isso e ensinando outras pessoas a realizarem o mesmo na plataforma, o executivo atingiu mais de R$ 20 milhões em vendas para o mercado B2B e mais de R$ 700 mil em vendas de mentorias para o consumidor final.
“Após 24 anos no mercado corporativo, decidi trocar uma posição segura de líder executivo para seguir minha paixão como mentor e empreendedor digital, criando a WIDE Corp Consultoria & Assessoria, com a minha sócia Solange Polsak. Partimos de uma metodologia testada e validada, que combina técnicas de neuromarketing e estratégias de networking e conteúdo, para transformar o posicionamento de empresas e pessoas no LinkedIn”, explica Raphael.
Mais um integrante da categoria Personal Branding & Audience Building do ranking Favikon, figurando em primeiro lugar, o especialista possui mais de 135 mil seguidores nas redes sociais, sendo 75 mil seguidores no LinkedIn, sua principal rede. Ele ainda compartilha conhecimento na newsletter “Como Criar Sua Marca Pessoal”, que possui mais de 31 mil assinantes. Publicada quinzenalmente, a newsletter oferece insights sobre como se conectar e influenciar as pessoas certas, aumentando a autoridade e as oportunidades na carreira.
“A importância de ser um dos primeiros a ser encontrado por tomadores de decisão de compras ou recrutadores de vagas executivas no LinkedIn não pode ser subestimada. Saber se vender bem é a alavanca de crescimento da sua autoridade em seu setor”, analisa Raphael.
Para os próximos anos, a expectativa é que o LinkedIn continue desempenhando um papel crucial na construção e manutenção da reputação profissional, desde que utilizado estrategicamente. “É importante encontrar o seu nicho. Diferente do Instagram, no LinkedIn você não precisa ser necessariamente um megainfluenciador, com centenas de milhares ou milhões de seguidores. Você pode ser um microinfluenciador com altíssimo impacto dentro do universo de mercado no qual atua. Essa tendência só tem a crescer”, conclui Allan.