Neste mês, a VR Benefícios dá início ao seu primeiro programa de estágio com opções de jornada híbrida ou 100% online. São 30 estudantes selecionados do norte ao sul do país – muitos dos quais não teriam a oportunidade de estagiar na empresa por morar fora da capital paulista, onde está localizado o escritório sede da empresa. Porém, devido ao contexto da pandemia e do isolamento social, a VR Benefícios adaptou o programa e permitiu que os estudantes trabalhassem em suas residências, assim como os funcionários da companhia.
Sinônimo de categoria em vales alimentação e refeição, a VR Benefícios já comunicou que seu escritório permanecerá fechado até dezembro de 2021 e que os funcionários poderão trabalhar em regime de home office.
Os novos estagiários estão em processo de integração aos times, tendo oportunidade de conhecer diversas áreas da empresa e o mercado como um todo. As quatro primeiras semanas de inserção são dedicadas ao desenvolvimento pessoal e profissional, com imersão na cultura e negócio VR e desenvolvimento de soft e hard skills. Os estagiários têm acesso a diversos treinamentos e capacitações por meio de uma plataforma de educação, onde a entrada é ilimitada, e possuem também trilhas focadas nas suas atuações.
Adaptação
Por já possuir uma política de flexibilidade de horário e de home office anterior à pandemia, e por operar com toda a equipe de forma remota desde março de 2020, a VR Benefícios viu a necessidade de estender esta condição aos novos estagiários.
Por isso, o programa lançado em abril de 2021 foi completamente reformulado: o processo seletivo passou a ser nacional, as entrevistas classificatórias se tornaram on-line, assim como a apresentação dos estudantes escolhidos para toda a empresa, e a integração aos times e o início do estágio passaram a ser 100% remotos. Após a abertura do escritório, os estudantes de fora de São Paulo continuam atuando de forma remota. Já os estagiários que residem na capital, podem optar pela jornada presencial ou híbrida, dependendo da área e da disponibilidade. Para propiciar uma adaptação tranquila, a empresa se encarrega de cuidar e garantir que todos tenham as mesmas condições e acesso às informações.
Além de atuar em uma empresa que passa por um intenso processo de transformação digital e de vivenciar o trabalho com metodologias ágeis em um universo de startup, os estudantes terão o diferencial de receber mentoria individualizada, treinamentos e capacitações em temas atuais de mercado, avaliação de desempenho e feedback formal semestral, possibilidade de rotação entre áreas e desenvolvimento de projeto de estágio.
“Eu acho o modelo remoto bem interessante, ainda mais nesse período de pandemia, porque permite vivenciar a experiência profissional, evita pegar transporte público e mantém o isolamento social necessário”, explicou Marcos Vinicio, estudante de ciências econômicas e novo estagiário da VR Benefícios.
Na visão da Amelie Mochdeci, também nova estagiária, o cuidado da empresa faz toda a diferença: “Eu queria muito uma empresa que eu visse que ajudasse e apoiasse as pessoas e valorizasse os colaboradores. Eu vi que a VR é essa empresa”, afirma.
“A VR Benefícios é uma empresa que pratica a empatia, o cuidado com seus times e tem um olhar voltado para o ser integral. É natural estender esta prática para nossos novos estagiários. Estes estudantes fazem parte de um marco na história da empresa”, explica João Altman, diretor executivo de Pessoas e Cultura da VR Benefícios.