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Mundo RH

Estratégias para reter talentos em um mercado competitivo

Francisco Carlos
Por Francisco Carlos
27/04/2023
1.2k Views
26/04/2023
Business photo created by freepik - www.freepik.com

 

Estratégias eficazes para reter talentos em um mercado competitivo

Larysse Gurgel, Head of People da Mesa Mobile Thinking

Ninguém precisa ser um expert em recursos humanos para perceber que, atualmente, a competição por talentos está mais intensa em quase todas as áreas de negócios. Empresas lutam para atrair, contratar e reter os melhores funcionários em um mercado cada vez mais competitivo. A retenção desses talentos é fundamental para o sucesso de qualquer organização, pois a perda deles pode trazer um impacto significativo nos resultados financeiros e nas relações interpessoais.

Há pouco tempo foi realizada uma pesquisa pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom),  mostrando uma expectativa de aumento para profissionais de TI no Brasil, que chegaria a  70 mil pessoas até 2024. O que significa que pode ficar ainda mais difícil a retenção de mão de obra qualificada por conta da alta rotatividade. Por este motivo, é fundamental discutir algumas estratégias práticas e eficazes para manter a qualidade em um mercado predatório.

É primordial criar e preservar um ambiente de trabalho positivo. Os funcionários geralmente procuram empresas que valorizem e reconheçam seus esforços, que apoie com um senso de propósito e significado, e que incentive o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Manter esse ambiente de trabalho favorável pode envolver a criação de políticas de incentivo, programas de treinamento e desenvolvimento, oportunidades de networking e uma cultura organizacional positiva e inclusiva.

O reconhecimento e a recompensa do desempenho são fundamentais e estão atrelados ao retorno financeiro. Para isso, oferecer um plano de carreira é primordial para a pessoa não se sentir estagnada mesmo com alta performance. As empresas também podem oferecer bônus, participação nos lucros, oportunidades de promoção e outros incentivos que podem ajudar a incentivar o engajamento do colaborador.

Bons e atrativos pacotes de benefícios podem ajudar na retenção de talentos. Os benefícios devem incluir opções de saúde e bem-estar, como planos de saúde, odontológico, seguro de vida, entre outros. Além disso, a empresa deve oferecer opções de horários flexíveis, férias remuneradas, programas de licença parental, entre outros.

Trabalhar aspectos culturais da empresa, ao ponto em que, mesmo as pessoas em contrato 100% remoto se sintam abraçadas e ouvidas. Oferecer oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional são necessários. As empresas podem também oferecer programas de treinamento e desenvolvimento, coaching e mentoria, e outras oportunidades que proporcionem melhorias nas habilidades e competências profissionais.

Feedbacks contínuos, para que as pessoas saibam quais pontos estão indo bem, quais pontos precisam melhorar e construir afinidade com suas lideranças, devem acontecer com uma certa periodicidade para manter os funcionários engajados e motivados. Os líderes da empresa devem fornecer feedback regular e transparente sobre o desempenho dos funcionários e os objetivos da empresa.

Toda empresa está sujeita a perder seus melhores talentos e retê-los em um mercado competitivo é um enorme desafio. No entanto, seguindo essas diretrizes de criar um ambiente de trabalho positivo, oferecer um pacote de benefícios atrativos, reconhecer e recompensar o desempenho, investir no desenvolvimento e crescimento profissional e fomentar a comunicação e um diálogo transparente fica mais fácil prospectar, acolher, cativar e manter os melhores colaboradores e uma mão de obra qualificada para contribuir no crescimento assertivo da empresa.

 

 

 

Olá!

Sua caixa de e-mail está lotada de solicitações de férias, promoções, benefícios? Saiba que você não está sozinho. Sabemos que gerenciar solicitações ao departamento pessoal é um dos maiores desafios dos profissionais dessa área.

Algumas medidas que costumam ajudar nesse sentido são: coletar os pedidos por meio de um formulário específico, centralizar todas as solicitações, automatizar tarefas manuais repetitivas (como envio de emails de atualizações sobre os pedidos) e integrar as plataformas que seu time já usa.

Um sistema que vem demonstrando grande capacidade de auxiliar na implementação dessas medidas é o Pipefy. Recentemente, a Capgemini conseguiu elevar a taxa de cumprimento de SLAs em pedidos ao RH de 38% para 98% — ao mesmo tempo em que reduziu os custos de gestão desses pedidos em 42%.

A Alvaz, uma empresa de tecnologia agrícola, também atingiu resultados interessantes nesse sentido. Ela reduziu o prazo médio de processamento de pedidos ao departamento pessoal de 2 a 3 dias para menos de 24 horas.

Se interessou? É possível começar a usar Pipefy gratuitamente, incluindo modelos pré-montados para gestão de solicitações ao RH.

Veja aqui mais sobre a plataforma.

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Francisco Carlos, jornalista especializado em carreiras, gestão de pessoas e recursos humanos, e CEO do Mundo RH, uma das principais referências em conteúdo e informações sobre o mundo corporativo no Brasil e no Mundo.
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