Estratégias eficazes para reter talentos em um mercado competitivo
Larysse Gurgel, Head of People da Mesa Mobile Thinking
Ninguém precisa ser um expert em recursos humanos para perceber que, atualmente, a competição por talentos está mais intensa em quase todas as áreas de negócios. Empresas lutam para atrair, contratar e reter os melhores funcionários em um mercado cada vez mais competitivo. A retenção desses talentos é fundamental para o sucesso de qualquer organização, pois a perda deles pode trazer um impacto significativo nos resultados financeiros e nas relações interpessoais.
Há pouco tempo foi realizada uma pesquisa pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), mostrando uma expectativa de aumento para profissionais de TI no Brasil, que chegaria a 70 mil pessoas até 2024. O que significa que pode ficar ainda mais difícil a retenção de mão de obra qualificada por conta da alta rotatividade. Por este motivo, é fundamental discutir algumas estratégias práticas e eficazes para manter a qualidade em um mercado predatório.
É primordial criar e preservar um ambiente de trabalho positivo. Os funcionários geralmente procuram empresas que valorizem e reconheçam seus esforços, que apoie com um senso de propósito e significado, e que incentive o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Manter esse ambiente de trabalho favorável pode envolver a criação de políticas de incentivo, programas de treinamento e desenvolvimento, oportunidades de networking e uma cultura organizacional positiva e inclusiva.
O reconhecimento e a recompensa do desempenho são fundamentais e estão atrelados ao retorno financeiro. Para isso, oferecer um plano de carreira é primordial para a pessoa não se sentir estagnada mesmo com alta performance. As empresas também podem oferecer bônus, participação nos lucros, oportunidades de promoção e outros incentivos que podem ajudar a incentivar o engajamento do colaborador.
Bons e atrativos pacotes de benefícios podem ajudar na retenção de talentos. Os benefícios devem incluir opções de saúde e bem-estar, como planos de saúde, odontológico, seguro de vida, entre outros. Além disso, a empresa deve oferecer opções de horários flexíveis, férias remuneradas, programas de licença parental, entre outros.
Trabalhar aspectos culturais da empresa, ao ponto em que, mesmo as pessoas em contrato 100% remoto se sintam abraçadas e ouvidas. Oferecer oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional são necessários. As empresas podem também oferecer programas de treinamento e desenvolvimento, coaching e mentoria, e outras oportunidades que proporcionem melhorias nas habilidades e competências profissionais.
Feedbacks contínuos, para que as pessoas saibam quais pontos estão indo bem, quais pontos precisam melhorar e construir afinidade com suas lideranças, devem acontecer com uma certa periodicidade para manter os funcionários engajados e motivados. Os líderes da empresa devem fornecer feedback regular e transparente sobre o desempenho dos funcionários e os objetivos da empresa.
Toda empresa está sujeita a perder seus melhores talentos e retê-los em um mercado competitivo é um enorme desafio. No entanto, seguindo essas diretrizes de criar um ambiente de trabalho positivo, oferecer um pacote de benefícios atrativos, reconhecer e recompensar o desempenho, investir no desenvolvimento e crescimento profissional e fomentar a comunicação e um diálogo transparente fica mais fácil prospectar, acolher, cativar e manter os melhores colaboradores e uma mão de obra qualificada para contribuir no crescimento assertivo da empresa.
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