Rosa Bernhoeft, Especialista em Liderança e CEO da Alba Consultoria
A realidade brasileira nos mostra um cenário desafiador nos próximos 25 anos, ao sinalizar uma mudança na estrutura e dinâmica populacional, na qual o contingente de idosos será três vezes maior que a população jovem.
Hoje nos encontramos dentro das empresas com, no mínimo, quatro gerações produzindo juntas, dando origem a um convívio que se bem conduzido poderá provocar grandes ganhos e benefícios para os profissionais e os negócios.
Para que isto aconteça será preciso que todos se preparem e atuem a partir da compreensão e manejo das suas diferenças, na construção de um proposito comum que signifique um caminho a solução das questões econômicas, existenciais, sociais e de garantia de sustentação futura.
O papel da liderança é crucial nesta integração no que se refere ao contexto, tanto para equipes como para o fortalecimento dos indivíduos.
Tanto os mais experientes como os mais jovens precisam trazer suas pautas à tona e, por meio deste movimento, encontrar as diferenças que sejam capazes de propor formas de manejo no dia a dia da convivência, pois mesmo nas diferenças, as necessidades, desejos e saídas para todos são as mesmas.
Ter saúde e bem-estar, desenvolver conhecimento atualizado que lhe permita tomar decisões e fazer opções, ter participação social, sentir-se integrado, conectado, relevante e, por último, garantir financeiramente sua jornada de vida e carreira são as decisões que se tornam importantes no exercício de uma vida mais integral.
A importância de manter uma mente ativa, dentre todas as formas de bem-estar necessárias à saúde, podemos afirmar que manter um cérebro saudável e eficiente é uma estratégia poderosa para que possamos atravessar com qualidade e disposição os mais variados desafios individuais e sociais que surgem em nossas vidas. Estimular a mente melhora a habilidade de resolver problemas e enfrentar situações imprevistas. Em um mundo tão cheio de volatilidades essa é uma capacidade que nos faz mais adaptativos e isso acontece de maneira mais efetiva quando nossa mente é estimulada por meio de abertura e proposições ativas que fazemos a nós mesmos.
Um sono de qualidade:
No período do repouso noturno, nosso corpo passa por processos importantes de reabastecimento e reparação celular que são essenciais ao fortalecimento do sistema imunológico, garantindo que estejamos preparados para os desafios seguintes. Além disso, dormir bem favorece o fortalecimento da memória, aumentando a capacidade de concentração, aprendizado e estimulando áreas responsáveis por nossa criatividade.
Movimentar-se é estar presente:
Desde nossos primeiros passos, a vida nos mobiliza a todo o tempo com os mais diversos desafios. Tanto assim, mesmo em repouso, a vida continua a impulsionar fluxos contínuos de movimento. Somos pulsão de vida: a energia de nosso corpo circula ainda que a nossa revelia; sentimentos e aprendizados que nos moldam e nos redefinem ao longo do tempo. Em movimento também estão nossas opiniões, nossa inquietações, nossa maneira de se adaptar ao novo; do mesmo modo, ao amadurecermos nossos valores somos capazes de agregar e liberar novos desejos, somos capazes de crescemos nas nossas relações.
Tudo isso é estar e ser presente; é ser chamado a bailar com a vida e responder a ela de forma funcional.
Praticar atividades físicas é fundamental, pois está comprovado que quanto mais movimentos diferentes criativos realizamos, o cérebro vai ativar novos caminhos assim como atividades que exijam nossos sentidos. Com o aumento do uso de telas em nossas vidas, acabamos por nos encontrarmos muito fixos em um lugar, preso às imagens e tipos de sons catatônicos repetitivos. Por isso dançar, cantar, cozinhar, fazer arte, jardinagem, tocar instrumentos sempre serão atividades indispensáveis para manter vivos nossos neurônios e nossos sentidos.
Produtividade e dinheiro:
Uma das maiores preocupações de nosso tempo está na nossa relação com a capacidade de produzir capital para viver livre.
Inventariar a mochila, ou seja, mapear gostos, habilidades desenvolvidas e acumuladas ao longo do tempo da trajetória de vida e se perguntar como posso usá-las e, até mesmo transformá-las em algo de valor para monetizar. Este é um exercício que possibilite nos dar tranquilidade, pois sabemos que podem servir em momentos críticos. Essas capacidades fazem parte de nossos ativos.
Caso você ainda não tenha poupado, comece agora! Estar prevenido para o nosso envelhecer é um fator de controle do estresse provocado pela incerteza da ausência de provisão – o conhecido ‘pagar as contas’.
E na prática?
Há dois momentos muito importantes no dia a dia: ao acordar, se quero alegria e um bom sono, um bom humor me cumprimento, danço e canto; ao deitar-se para programar os próximos passos. Verifico que tenho compromissos, pois quero manter meu tempo com significado e importância. Nisso pergunto-me: o que há hoje de mais relevante e o que quero conseguir com isso? Manter planos de curto, médio e longo prazo é comprometer nosso tempo e ativar nosso cérebro para realizá-los de maneira mais eficaz e criativa. Deste modo, práticas como a gestão do estresse, o autocuidado, o cultivo de pensamentos positivos, a prática regular de exercícios físicos e a manutenção de uma rede de apoio são fundamentais. Uma mente saudável é a base para uma vida plena, permitindo a autocompreensão, o crescimento pessoal e a resiliência diante das adversidades. E assim, você será um grande indutor de bem-estar.