Equidade de gênero e étnico-racial, inclusão de pessoas com deficiência e promoção dos direitos LGBTI+ são alguns dos pontos que passaram a ganhar mais atenção no mercado de trabalho
A discussão sobre as diferenças existentes entre as pessoas – e a necessidade de respeitar e abrir espaço para essa diversidade – está ganhando cada vez mais espaço na sociedade. Pensando nisso, o Grupo Abril lança hoje a primeira edição do Guia EXAME de Diversidade, em que iniciativas e empresas que são referências por sua atuação em prol da equidade de gênero e étnico-racial, da inclusão da pessoa com deficiência e da promoção dos direitos LGBTI+ foram premiadas.
Ao todo, foram reconhecidas 36 companhias em 13 setores e quatro categorias, com critérios estabelecidos em uma parceria de EXAME com o Instituto Ethos. Destaque para o Santander, pois o banco de capital espanhol lançou, há dois anos, uma série de políticas de diversidade – entre elas a promoção de negros e mulheres, meta que já faz parte da agenda dos 150 principais executivos da empresa. Por essas iniciativas, o Santander é a Empresa do Ano do Guia Exame de Diversidade. Confira a lista completa de vencedores:
As Melhores por Setor
– Agronegócio: Cargill
– Autoindústria: General Motors
– Bens de Consumo: Grupo Boticário
– Bens de Capital: John Deere
– Construção Civil: Techint
– Consultoria: Accenture
– Eletroeletrônico: Schneider Electric
– Instituições Financeiras: Santander
– Químico e Petroquímico: Shell
– Serviços: Atento
– Mineração e Siderurgia: Novelis
– Tecnologia: SAP
– Varejo: Carrefour
– Pequenas e Médias Empresas: Trench Rossi Watanabe
Destaques por Categoria
– Mulheres: Avon
– LGBTI+: SAP
– Diversidade Étnico-Racial: White Martins
– PCD: Natura
Empresa do Ano: Santander
O evento de premiação ocorreu ontem (27/3), ao final do EXAME Fórum de Diversidade, realizado em São Paulo. A iniciativa reuniu especialistas e líderes de empresas, para analisar as melhores práticas de diversidade e inclusão, trazer ideias, trocar experiências e falar sobre a importância dessas iniciativas para os negócios e para a sociedade.
“Equidade de gênero e étnico-racial, inclusão de pessoas com deficiência e promoção dos direitos LGBTI+ são alguns dos pontos que passaram a ganhar mais atenção no mercado de trabalho. É extremamente importante falar sobre esses temas e reconhecer as melhores práticas na área para incentivar ainda mais as pessoas e empresas. Temos orgulho em acompanhar de perto este momento e sermos pioneiros no Brasil em uma premiação dedicada às questões sociais”, afirma André Lahóz Mendonça de Barros, diretor de redação da EXAME.