A Metodologia W ajuda a se conectar com o seu propósito e conquistar seus objetivos
O ex-sócio diretor de uma das maiores empresas de treinamentos do Brasil, que atuou como executivo no mercado financeiro e, atualmente, é sócio-fundador da Warana Treinamentos e Consultoria, com sedes no Brasil e Austrália, Jonas Duarte, está lançando o seu primeiro livro: ““Ter Consciência é Ter Poder”, através da editora Benvirá. Nele, o autor explica como ter consciência sobre si mesmo, saber estipular objetivos palpáveis e conseguir lidar com os medos, é ter poder para se movimentar e alcançar tudo que almeja.
Na primeira parte do livro, Jonas, que já foi vendedor de loja em shopping, e em 30 anos conseguiu ser dono de uma das maiores empresa de treinamento do Brasil, conta como se tornou quem é hoje e como conquistou seus objetivos estabelecidos durante sua vida de empreendedor. Segundo ele, essa história é um incentivo para mostrar que é possível que os leitores alcancem tudo o que mais desejam, desde que tenham consciência real de duas coisas: o que realmente querem e o que precisam fazer para conquistar essas metas.
Para ajudar a alcançar esses objetivos, Jonas apresenta no livro um método criado por ele a partir da sua experiência, pessoal e profissional: a Metodologia W. Esse método também foi desenvolvido a partir da observação da vida de pessoas que o autor admira – aquelas que atingem seus objetivos com esforço e consciência, e inspirado no trabalho de estudiosos como Robert Dilts (níveis neurológicos) e Richard Barrett (sete níveis da consciência).
A Metodologia W é composta por cinco dimensões – Eu, Medo, Consciência, Resiliência e Poder. No livro, Duarte explica que para definir e atingir qualquer objetivo, independentemente do tamanho, você precisa passar por todas elas.
O próprio autor só encontrou o seu propósito de vida em 2001, quando fez um treinamento de liderança. A partir desse dia, decidiu que queria “levar abundância para a vida das pessoas”. “Quando deixamos de interpretar a abundância como “fartura” e passamos a vê-la como “suficiência”, pautamos nossas escolhas mais conscientes do nosso próprio valor, do que nos satisfaz e calibramos nossas expectativas com base no nosso “eu real” – esclareceu o autor em um trecho do livro.
A teoria de Robert Dilts, uma das grandes inspirações para a Metodologia W, está presente no livro e tem como foco a mudança real de comportamento. Além disso, prega que a transformação começa com mudanças no indivíduo. A teoria, para Dilts, conta com cinco níveis: Ambiente (todo o lugar em que vivemos); Comportamentos (maneira como nos comportamos em cada ambiente); Capacidades (conhecimentos que adquirimos na vida); Crenças e valores (tudo aquilo que acreditamos ser correto e que usamos como norteadores de nossas ações); Eu (está ligado ao seu propósito de vida, quem você é e para onde está indo). Segundo Dilts, a transformação e a mudança de comportamento acontecem no nível do “eu” e só é possível atingir esse ponto, quando conhecemos as nossas crenças, os nossos valores e fazemos um esforço para encontrar a nossa essência – base da Metodologia W.
Na obra, Jonas também pontua que os valores são importantes norteadores das nossas ações e nos levam a agir de acordo com o que acreditamos ser certo. Ele apresenta outra inspiração – os setes níveis de consciência, a partir da obra de Richard Barret -, que ajuda, por meio da análise dos nossos valores, a entender as motivações pessoais: sobrevivência; relacionamento; autoestima; transformação; coesão interna; fazer a diferença; e serviço.
Em “Ter Consciência é Ter Poder”, o leitor é desafiado a colocar a mão na massa. O autor, que é especialista em desenvolvimento humano, explora os mais variados exercícios que o levam a ter mais consciência sobre si mesmo, seus objetivos, seus medos e tudo aquilo de que necessita para alcançar o que deseja. Ele ainda faz um desafio: “se aceitar encarar este desafio comigo, você precisa estar comprometido e disposto a realizar as atividades que apresentarei ao longo dos capítulos. Elas são importantes para deixar o conceito mais claro, para que possa aplicá-lo na sua vida” – explicou.
Sobre o autor
Jonas Duarte é especialista em desenvolvimento humano, formado pela Universidade de Harvard, em Team Building, e pelo M.I.T, em Negociação para executivos. É Training trainer e Master trainer em PNL, certificado em Coaching pela ICC (England), Master Trainer de Cultura Organizacional pela Barret Values Centre. Atuou como executivo no mercado financeiro por 17 anos e foi sócio-diretor da Crescimentum de 2015 a 2019. Em junho de 2019, escolheu trabalhar com treinamentos e consultoria customizados para um seleto grupo de empresas e empresários, oportunidade em que fundou a Warana Treinamentos e Consultoria.