Kathrin Triebel, Diretora Global de Relações Humanas do OTRS Group
O trabalho em tempo parcial em cargos executivos é uma exceção. Embora o tema da redução da jornada de trabalho tenha se tornado mais importante em tempos de mudanças nos arranjos familiares e cargas de trabalho pesadas, poucos podem imaginar um gerente trabalhando meio período.
Por trás da questão de como todas as tarefas devem ser gerenciadas quando um executivo sai do trabalho mais cedo do que todos os outros, está um modelo que foi moldado ao longo de décadas, em vez de um obstáculo real. Este é um dilema, especialmente para as mulheres jovens, altamente qualificadas, que investiram anos em sua educação e poderiam assumir mais responsabilidades.
Os executivos em tempo parcial podem ser tão competentes e bem-sucedidos quanto os executivos em tempo integral, apenas em uma escala de tempo menor, mas mais organizados e produtivos do que a média. O maior desafio para a liderança de meio período é o fardo duplo, porque equilibrar família e carreira não muda necessariamente as prioridades de maneira fundamental, mas adiciona novas prioridades.
Para não se perder no vaivém entre os mundos e sair do duplo fardo para a sobrecarga, é fundamental aprender a dizer “não” e a delegar tarefas, tanto no trabalho como na vida privada. Também é importante aproveitar ao máximo a digitalização e as oportunidades que ela oferece.
Igualmente importante, mas pouco discutida, é a atitude interior do próprio gerente de meio período. O que ajuda um gerente de meio período a alcançar um bom equilíbrio entre trabalho e vida privada? O desenho teórico dos modelos de tempo de trabalho deve ser colocado em prática com sucesso.
É útil para criar um perfil claro de requisitos e tarefas, a fim de identificar quais são os requisitos em termos concretos, quais são as tarefas principais e quais dessas tarefas o gerente realmente tem que executar por si mesmo. Para isso, também é essencial distinguir entre tarefas de liderança e tarefas especializadas. As tarefas de gerenciamento não podem ser delegadas nem mesmo como gerente em tempo integral, mas as tarefas especializadas podem. A liderança em tempo parcial requer coordenação e comunicação clara, mas também ajuda os gerentes a delegar mais responsabilidades.