Obras trazem lições que ajudaram executivos a alcançarem êxito tanto no aspecto profissional quanto no pessoal
Viajar por meio das palavras, lendo um bom livro, é um dos grandes prazeres que alguém pode experimentar. E quanto mais aprendizados a pessoa acumula com as leituras, melhor. Por isso, um dos hábitos que a maioria dos CEOs e executivos de sucesso compartilha é o de ler diariamente, mesmo que durante poucos minutos. E, já que o tempo é curto, é preciso selecionar a leitura com muito critério.
Os gêneros literários, por sua vez, costumam ser dos mais variados, de romances a biografias – mas sempre com algo que possa acrescentar na carreira, seja em gestão de pessoas, seja em empreendedorismo. Pensando em compartilhar conhecimento, alguns CEOs e executivos brasileiros listaram obras literárias que inspiraram suas trajetórias e ajudaram no dia a dia corporativo. Confira:
Camilo Stefanelli, CEO da Compaq Brasil: “A Arte da Possibilidade”, de Rosamund Stone Zander e Benjamin Zander
“É um livro inspirador com ideias para trazer criatividade à nossa rotina e nos colocar no universo das possibilidades. São 12 capítulos com 12 práticas diferentes voltadas para quem quer ter uma vida profissional e pessoal satisfatória. Recomendo para líderes, comunicadores e para quem quer deixar sua marca no mundo!”
Elton Borgonovo, presidente da Motorola Solutions Brasil: “Freakonomics: o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta”, de Stephen J. Dubner e Steven Levitt
“Foi um livro que me fez despertar para o lado comercial e entender negócios de uma forma diferente. Freakonomics ficou marcado com passagens e explicações de como funcionam as pessoas, os negócios e como os negócios estão envolvidos em todos os meios.”
Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage no Brasil: “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade” e “Homo Deus”, de Yuval Noah Harari
“São livros extremamente interessantes, ricos em detalhes e que dão a visão de como a transformação das coisas nos afeta como indivíduos.”
Marco Hintz, business development director da SoftExpert: “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen R. Coven
“O livro fornece uma compreensão de como viver uma vida baseada em princípios. É um livro profundo e faz você crescer como pessoa. Os ensinamentos contidos nele fazem todo o sentido e você percebe que pode aplicá-los em todos os aspectos de sua vida. É muito bem escrito, fácil de entender e incorporar em sua rotina. Me ajudou na carreira e vida pessoal. Eu, inclusive, volto a revê-lo de vez em quando.”
Alexandre Graff, vice-presidente e diretor-geral para América Latina e Caribe da FICO: Trilogia “O Século”, de Ken Follett
“Esta é uma trilogia em que o autor, Ken Follet, mistura um pouco de realidade e ficção, contando um pouco a história do mundo, desde antes da Primeira Guerra até o período do final da Guerra Fria. É muito interessante. Eu acho que essas obras servem também para a gente ampliar a nossa cultura geral, dando uma visão do mundo.”
Pedro Al Shara, CEO da TS Shara: “Marketing 4.0 – do Tradicional ao Digital”, de Philip Kotler
“Esse livro me ajudou a entender o papel e a importância do marketing digital, pois nos dias de hoje ele se tornou uma ferramenta valiosa que transformou os negócios de diversas empresas do mercado mundial, ao ajuda-las a se destacar e entregar a mensagem certa aos seus consumidores.”
Robinson Klein, CEO da Cigam S.A.: “Sociedade Com Custo Marginal Zero”, de Jeremy Rifkin
“Este livro é essencial para entender as tendências dos próximos anos. Não existe mais diferença entre produzir uma ou mil unidades do mesmo produto, pois tudo está automatizado e todo o processo de produtividade acelerado.”