O Facebook abre hoje as inscrições para o Banco de Talentos do Programa de Estágio para estudantes de qualquer curso universitário em todo o Brasil, com formação prevista entre dezembro de 2021 a julho de 2022 . Os candidatos devem se inscrever até 10 de setembro pelo link e o início do programa, em 2021, deve ser remoto.
A líder da área de University Recruiting do Facebook para América Latina, Jun Almeida, explica que a empresa procura candidatos diversos, que possam contribuir com a missão da companhia de dar às pessoas o poder de criar comunidades e aproximar o mundo. “Queremos oferecer oportunidades para que os estudantes encontrem no Facebook uma chance de se desenvolver como profissionais, assim como gerar impacto através ideias e projetos construídos por eles”, afirma.
Em todo o mundo mais de 3,1 bilhões de pessoas acessam mensalmente os aplicativos da empresa – Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp – e os estagiários têm voz na companhia para contribuir de maneira significativa. Ao longo dos seis anos do programa de estágio no Brasil, mais de metade dos estagiários foram contratados pela empresa.
“No Facebook você tem autonomia desde o início para ser participativo e expor a sua opinião. Ao mesmo tempo que eu pude ser mais autêntica com questões de diversidade”, conta a gerente de Vendas do Facebook no Brasil, Sandra Anjos, que passou pelo programa de estágio da empresa. “Hoje entendo o trabalho também como um ambiente que proporciona discussões para mudança de comportamento inclusive fora dele”, completa.
Já Talita Rosa, também ex-estagiária e atualmente gerente de Qualidade de Dados, destaca que acha que o programa fez com que ela se sentisse mais confiante na carreira, assim como na sua vida fora do trabalho. Ela ainda destaca a importância da diversidade. “A diversidade dos funcionários é muito expressiva, eu me sinto privilegiada em poder aprender coisas com cada pessoa que me conecto dentro da empresa”, conta Talita.
O Facebook procura talentos que tragam soluções criativas e que identifiquem oportunidades de melhorar processos, que saibam trabalhar em equipe e priorizar as tarefas do trabalho. Entre os benefícios oferecidos estão bolsa estágio, auxílio-moradia para todos os estagiários e auxílio-realocação para estudantes que moram ou estudam a mais de 80 km do escritório de São Paulo, seguro de vida, auxílio para atividades de bem-estar e curso de inglês online gratuito, entre outros.
Os selecionados também terão suporte para o seu desenvolvimento, com treinamentos, mentoria, eventos sociais e participarão de sessões de perguntas e respostas com executivos da empresa.
Após a seleção do banco de talentos, os estagiários serão direcionados, de acordo com suas aptidões e interesses, para áreas variadas, incluindo:
Gestão de Contas de Anunciantes
Os times comerciais do Facebook têm a missão de gerenciar e maximizar o desempenho de nossos clientes, ou seja, os anunciantes que utilizam a plataforma para publicidade.
Programa de Atendimento e Operações
Na área de Programa e Operações é possível trabalhar com o desenvolvimento de serviços e soluções para os nossos clientes, tudo de forma muito mais escalável, que resolva os problemas do cliente de hoje e evite os de amanhã.
Parcerias de Mídia
Esse time gerencia parcerias estratégicas com veículos de comunicação, pessoas públicas e criadores de conteúdo no Facebook e no Instagram, na América Latina. No dia a dia, dá consultoria a esses parceiros sobre como usar melhor os produtos de mídia (Live, Vídeo, Grupos, Stories) para obter melhores resultados com estratégias de conteúdo orgânico.
Parcerias com Comunidades
É uma área nova no Facebook e foi criada baseada na necessidade de construirmos, cultivarmos e expandirmos as comunidades no mundo. As atividades que fazem parte do dia a dia desta área são gerenciamento de parcerias auxiliando os líderes das comunidades em suas dificuldades, melhoria de processos internos, gerenciamento de projetos, entre outros.
Comunicação
Essa é a área pra quem tem pensamento crítico, gosta de atuar com comunicação para dentro e fora da empresa, relacionamento com jornalistas e mídia, construção de narrativas, gerenciamento de crises e parcerias com áreas internas.
Políticas Públicas
A área de Políticas Públicas envolve análises do ambiente político; trabalhar com órgãos políticos e organizações não governamentais em questões de privacidade e proteção de dados, proteção e segurança, propriedade intelectual, política de conteúdo e outras questões de política pública relevantes para a Internet.
Engenharia de Soluções
Uma equipe composta por engenheiros que trabalham em interface com os times de produtos, marketing e vendas com o objetivo de entender os principais desafios e oportunidades de negócio.
Engenharia de Suporte
Os engenheiros de suporte projetam e desenvolvem produtos, ferramentas e serviços para ajudar os funcionários do Facebook. A equipe analisa a tecnologia de uma perspectiva criativa e cria soluções empresariais inovadoras, centradas nas pessoas, que proporcionam experiências perfeitas para os funcionários da companhia que as utilizam.
Workplace
O Workplace é a plataforma de comunicação corporativa do Facebook e time se concentra em fornecer aos clientes e parceiros ferramentas de colaboração de negócios internos para ajudá-los a construir e escalar com mais eficácia suas próprias organizações e negócios.