Pesquisa

Fatores decisivos na hora de escolher um emprego

9 em cada 10 preferem empresas com boa reputação entre os colaboradores

Uma pesquisa conduzida pelo Indeed e a Censuswide em Abril apontou fatores que os trabalhadores brasileiros consideram importantes ao analisar uma oportunidade de emprego.

De acordo com o estudo, 60% dos trabalhadores consideram as responsabilidades do cargo e o salário como os detalhes mais importantes ao observar uma nova oportunidade de emprego. Oportunidades de progressão na carreira e benefícios vem na sequência com 55% e 46%, respectivamente.

Quando questionados sobre qual é o fator mais importante ao buscar uma nova empresa, 97% das pessoas entre 45 a 54 anos responderam que seria encontrar informações gerais sobre como é trabalhar para a empresa.

O reconhecimento da empresa também é considerado fator decisivo, cerca de 8 em cada 10 empregados (86%) optam por aquelas que possuem um nome reconhecido ao se candidatar para um cargo em aberto. Esta opção é maioria entre os homens e aqueles com 55 anos ou mais.

Para Felipe Calbucci, country manager do Indeed no Brasil, “a reputação da empresa diante de seus colaboradores também é fator significativo para a decisão dos candidatos, aproximadamente 9 em cada 10 (94%) levam isso em conta ao procurar uma nova ocupação.”O valor agrada os mais velhos e apenas 5% dos participantes responderam que esta não é uma informação relevante.

Segundo o conceito de marca empregadora apontado por Felipe, outros fatores importantes também influenciam na decisão para um profissional se candidatar, como: “comentários online sobre a empresa de antigos e atuais funcionários, notícias sobre a empresa e o bom e velho boca a boca. Isto motiva-se pelo desejo de ver boas e más razões e tomar uma decisão informada, pois em geral, as avaliações passam uma visão honesta da companhia”.

A análise, que contou com cerca de 505 participantes em todo o Brasil durante o mês de Abril, apontou ainda que cerca de 8 em cada 10 candidatos estariam interessados em receber atualizações sobre os cargos em aberto adequados às suas qualificações de empresas nas quais eles têm interesse.

Estratégia na hora de se candidatar

 Calbucci ressalta a importância de resistir ao impulso de bombardear os recrutadores com currículos: “É fácil compreender porque os candidatos pensam que devem se candidatar a tantos empregos para maximizar as suas chances de conseguir uma entrevista. No entanto, se você analisar o lado do recrutador que está sobrecarregado com currículos para analisar diariamente, compreendemos porque isso não funciona.” Os dados do Indeed demonstram que as pessoas com o maior número de currículos enviados são 39% menos propensas a receberem uma resposta positiva dos empregadores.

Calbucci destaca que quantidade não é qualidade: “É muito mais eficiente escrever currículos direcionados e personalizados para as vagas de emprego nas quais você tem interesse. Uma vez que você tenha identificado o emprego desejado, o seu objetivo principal deve ser esclarecer para o empregador em potencial, porque você é a pessoa certa.

A respeito dos comentários, Felipe conta que “é essencial que as empresas sejam sempre transparentes com seu público interno e externo, 3 em cada 5 (63%) colaboradores teriam uma percepção mais positiva se um empregador respondesse a um comentário online negativo.”

Fatores decisivos na hora de escolher um emprego

Etiquetas

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios