Mais de 1.600 cobertores serão entregues para ONGs brasileiras que cuidam de pessoas carentes e animais para adoção
A FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e uma das maiores empresas de transporte expresso do mundo, realiza, pelo terceiro ano consecutivo, seu programa de responsabilidade social que transforma uniformes antigos de seus colaboradores em cobertores.
Para a edição de 2017, a companhia coletou em suas filiais brasileiras mais de 7 mil peças de roupas, volume 89% maior do que o obtido em 2016.
A empresa doará 1.500 cobertores, um novo recorde do programa, para ONGs que apoiam famílias carentes e pessoas em situação de rua, que sofrem com a chegada do inverno. A novidade deste ano é a destinação de cerca de 10% da produção para ONGs que cuidam de animais para adoção. São 165 peças confeccionadas em tamanho e espessura menores, que irão aquecer os bichinhos que aguardam por um dono.
Para produzir os cobertores, a FedEx contou com o apoio estratégico da Retalhar, negócio socioambiental especializado no desenvolvimento de projetos para a destinação correta de uniformes.
A Retalhar faz a coordenação do trabalho das cooperativas Charlotte Arte em Costura e Cosbrim Costura Sustentável, ambas formadas por mulheres da periferia de São Bernardo do Campo que adequaram os uniformes, retirando os aviamentos, para transformá-los em cobertores.
“Criado em 2015 pela FedEx Brasil, o projeto cresce ano a ano, mostrando o comprometimento e a preocupação da empresa com a redução de nossa pegada ambiental e o impacto social nas comunidades em que estamos inseridos”, diz Denise Thomazotti, gerente de Marketing da FedEx.
O programa reflete os quatro pilares de responsabilidade social da empresa: (1) “Desenvolvimento Econômico”, oferecendo trabalho para cooperativas locais que preparam as peças que serão transformadas em cobertores; (2) “Meio ambiente”, por transformar um passivo ambiental em ativo social, evitando a emissão de 49 toneladas de CO2e no meio ambiente (valor calculado com base na produção de 3390 cobertores, montante acumulado nos três anos de programa, segundo o relatório do projeto preparado pela Retalhar; (3) “Pessoas”, considerando os esforços voluntários de funcionários da empresa para entregar as peças; (4) “Comunidade”, reforçando o compromisso socioambiental da FedEx com as regiões onde ela opera.
Os cobertores serão entregues no início de julho. Eles foram produzidos a partir de 1,6 tonelada de tecidos. Em 2015 e 2016, foram arrecadados 825 e 900 quilos de tecido e confeccionados e doados 825 e 900 cobertores, respectivamente.