A temática estará em conferências, mesas redondas e cursos. Agenda mostra que bem-estar segue no foco da atenção das organizações
Prestes a completar 25 anos, a Psicologia Positiva – campo científico que investiga o bem-estar humano – mostra maturidade. Para além das agendas acadêmicas, a temática abordada com rigor científico fez parte de inúmeros eventos no Brasil em 2022, muitos com foco no bem-estar dos trabalhadores. Em outubro, será a vez da felicidade integrar a agenda do maior e mais tradicional congresso de qualidade de vida do País, o 20º CBQV, promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida.
Na agenda, a pesquisadora e professora Carla Furtado apresentará a conferência “Felicidade e Trabalho na Era da Complexidade”. “Estamos adoecendo e o trabalho é o pano de fundo do sofrimento psíquico contemporâneo. Tanto que um dos principais desafios corporativos desta década é o enfrentamento à escalada de transtornos mentais e comportamentais. A depressão, sozinha, atinge cerca de 300 milhões de pessoas no mundo e já é a doença mais incapacitante para a vida laboral”, contextualiza.
À frente do Instituto Feliciência, Carla tem sido uma das vozes ativas junto aos boards executivos, apresentando evidências de que a pergunta a se fazer hoje não é o quanto custa investir na felicidade dos colaboradores, mas sim, o quanto custará não investir. Entre as organizações que atende em educação corporativa estão Ambev, Firjan, TRT, Petrobrás, Hospital Albert Einstein e Vale.
Outra agenda destinada ao assunto será a Mesa Redonda “Programas de Felicidade nas Organizações – Como Eu Faço”. Christine Gili, gestora de Saúde, Felicidade e Qualidade de Vida do Tribunal Regional do Trabalho do Mato Grosso, compartilhará sua experiência de sucesso com o Programa Florescer, iniciado em 2019. No TRT-MT, é adotado o Sistema Felicidade Interna Bruta (FIB-Feliciência). Já Myryam Marques, executiva da Firjan, dividirá sua expertise. A Federação acaba de ingressar no grupo das 15 melhores empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro, em seu primeiro ano de avaliação pela GPTW – e não foram poucos os investimentos e esforços.
Para quem busca ainda mais conhecimento, haverá um curso intitulado “Programas de Felicidade no Trabalho”, ministrado por Karla Costa Kurtz – Chief Happiness Officer e Facilitadora em Felicidade Interna Bruta certificada pelo Instituto Feliciência. O curso, com duração de 4 horas, se destina a quem estrutura e gerência iniciativas em promoção do bem-estar e felicidade nas organizações.
O congresso acontece entre 3 e 7 de outubro, em modalidade híbrida – com atividades online e também presencias, em São Paulo. Para mais informações sobre agenda, inscrições e valores, acesse o portal do evento: https://abqv.org.br/congresso/
SERVIÇO: Felicidade é destaque no maior congresso brasileiro de qualidade de vida