Vivemos em um ritmo muito mais acelerado e conectado do que trinta, vinte ou mesmo dez anos atrás
Uma realidade que se tornou cada vez mais comum na vida não só dos brasileiros, mas dos trabalhadores mundo afora, é não conseguir se desconectar do trabalho no período de férias. Quem nunca tirou as tão esperadas férias com o objetivo de relaxar após um ano exaustivo de trabalho e acabou dando aquela olhada no e-mail profissional? Ou respondeu aquela mensagem para tirar dúvida de um colega da empresa? Ou até mesmo atendeu uma ligação para tratar de algo relacionado ao emprego?
A evolução tecnológica dos dispositivos eletrônicos, o aperfeiçoamento dos sinais de internet e a criação de aplicativos mudaram por completo a forma como os seres humanos se relacionam com o mundo em geral. Vivemos em um ritmo muito mais acelerado e conectado do que trinta, vinte ou mesmo dez anos atrás. De tirar fotos até fazer transações bancárias, hoje tudo já está ao alcance de nossas mãos em questão de segundos. E, por essa razão, a relação entre as pessoas e seus trabalhos também mudou.
Se distanciar do trabalho no período de férias é um processo que passa, em primeiro lugar, pelas pessoas que ocupam os cargos de liderança, uma vez que elas são as responsáveis por esse acordo de convivência no trabalho e esse modelo mental.
É quase impossível um liderado sair de férias se o líder não valida isso, se não acha que a pessoa tem que estar desconectada naquele momento. Então, ele é o responsável por fazer com que as pessoas saiam, real e verdadeiramente, de férias. O gestor tem a obrigação de ter a noção de que seu funcionário precisa estar totalmente desligado. É algo que faz parte da rotina; o sair de férias faz parte do trabalho.
A importância de se distanciar da labuta durante esse período está muito mais ligada ao ato de recarregar e equilibrar as energias do que à questão do estresse em si gerado no restante do ano.
Quando falamos de esportes, por exemplo, estressar o corpo é levá-lo ao extremo; e o extremo é o ponto no qual a gente tira o melhor de cada um. Então o problema não é o estresse, mas sim como a gente recarrega a nossa energia. Se não fizermos isso, o estresse vira algo ruim. Quando um colaborador sai para as suas férias, precisa recarregar mentalmente, fisicamente, espiritualmente e emocionalmente.
Quanto ao trabalhador, é imprescindível que ele saiba delegar suas funções para os outros antes de sair. Além disso, deve criar sucessores que possam fazer o trabalho durante sua ausência e entender que é necessário correr um pouco de risco nesse processo, pois você precisa se desconectar mesmo, ser desnecessário durante aquele período. Se você quer sempre ser alguém necessário, você nunca vai tirar férias. Então, repasse as tarefas, curta suas férias e seja feliz!
Jonas Duarte, CEO da Warana Consultoria e Treinamentos