Alcançar objetivos e conquistar sonhos são o desejo de todo ser humano. Afinal, sonhar faz parte do inconsciente coletivo. E se sonhamos, precisamos buscar estratégias para a realização do nosso potencial humano. O uso do coaching como metodologia de desenvolvimento oportuniza aos coachees (cliente) o aprendizado a cerca desse potencial, muitas vezes adormecido e desacreditado frente às regras que a sociedade impõe nas suas diferentes exigências: políticas, econômicas, profissionais, afetivas e familiares.
Este profissional tem tido um papel fundamental nas organizações e no desenvolvimento das pessoas. Afinal, alinhar pessoas e organizações gera mais resultados, bem como alinhar a pessoa com sua missão e propósito de vida impacta positivamente em todas as dimensões existenciais.
Entre as vantagens do processo de coaching para o indivíduo, podemos destacar a melhoria do desempenho e o desenvolvimento de potenciais de forma permanente; o estabelecimento de equilíbrio entre a vida profissional e privada; permite o cliente ir além dos limites inconscientemente impostos por ele mesmo; o desenvolvimento de habilidades de liderança e de trabalho em equipe; permite conhecer e praticar as chaves do poder da comunicação e gerar criatividade na resolução de conflitos. A metodologia permite ainda potencializar as habilidades de gestão de mudança; conhecer como percebemos o tempo e como administrá-lo; e fornece apoio à tomada de decisão e à gestão de carreira.
Já para as organizações, estudos mostram um alto retorno do investimento no profissional de coaching. Empresas cujos executivos passaram pelo processo classificaram o retorno quantitativo em seis vezes sobre o investimento realizado. As principais melhorias observadas nas pesquisas, resultantes do processo, foram melhorias do relacionamento com subordinados (77%), com o chefe (71%), melhoria do trabalho em equipe (68%), aumento do nível de satisfação com o trabalho (61%), aumento da produtividade (53%) e do comprometimento com a empresa (44%).
Mara Suassuna é mestre em psicologia e coordenadora do MBA Master Coach do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG)