A empresa desenvolveu um canal 100% online para captura de novos talentos
Em linha com as mudanças impostas pela transformação digital, mas sem deixar de lado o olhar especialmente voltado às pessoas, a Atento, empresa de serviços de gestão de relacionamento com clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO) na América Latina, implantou um novo conceito de relacionamento digital também com seu público interno e aspirantes a funcionários. Há cerca de dois anos, a companhia iniciou a implantação de novas tecnologias aos seus processos de RH e começa a colher os frutos desta iniciativa.
Considerada a segunda maior empregadora do país, a Atento conta com mais de 78 mil funcionários em seu quadro profissional e uma média de 3,6 mil contratações mensais. Tendo em vista esses números, a empresa pensou em novos meios que pudessem agilizar e padronizar as etapas de recrutamento e treinamento de novos colaboradores. “A forma de as pessoas interagirem com as empresas mudou. Os canais digitais são os preferidos da geração atual e por isso, além da possibilidade de ofertar soluções digitais para os nossos clientes, temos que estar preparados para receber esse público, altamente exigente e conectado, no nosso quadro de funcionários”, afirma Majo Martinez, VP de Recursos Humanos da Atento. “Precisamos estar alinhados com essa geração, afinal, 43% dos nossos funcionários têm até 25 anos de idade”, destaca.
O primeiro passo para essa mudança foi encurtar as distâncias, liberando os recrutadores das constantes viagens de São Paulo, onde fica a sede da empresa, a outros estados onde atua (ao todo são 34 unidades, instaladas em todo o território nacional). Assim, as conversas passaram a acontecer com a ajuda da Internet, por meio de programas de bate-papo por vídeo. Atualmente, com o sucesso da iniciativa, 100% das entrevistas ao cargo de promotor de vendas presencial são realizadas virtualmente, sem a necessidade de deslocamentos por parte dos entrevistadores e dos próprios candidatos.
A bem-sucedida experiência digital no recrutamento de promotores foi estendida também aos operadores de atendimento, que passou a contar com um importante aliado para agilizar o processo: a adoção de chatbots no Facebook e Telegram. “Quando o candidato nos envia uma mensagem nas redes sociais, o robô informa instantaneamente as oportunidades em aberto, com agilidade e transparência com o candidato, sem intervenção humana”, explica Majo. O bot realiza a captação de novos talentos e desenvolve uma conversa natural, por texto, promovendo ao candidato uma experiência de autoatendimento que resolve dúvidas, realiza testes online e agendamento de entrevistas.
Hoje, todo o processo de seleção da Atento tem seus procedimentos automatizados: desde as provas digitais – que emitem resultado imediato (aprovado ou reprovado) –, entrevistas por vídeo conferência, até a finalização do processo com a digitalização dos documentos de admissão, reforçando nosso conceito paperless. Com isso, a companhia conseguiu reduzir o período de contratação, que durava sete dias, para 36 horas. E, para acelerar ainda mais o processo, a empresa está incorporando o prontuário digital: uma solução de OCR capaz de digitalizar e coletar as informações dos colaboradores e candidatos, transformando-as automaticamente em dados.
Além disso, a Atento se diferencia por ser a única empresa do segmento no Brasil que aplica uma pesquisa de satisfação junto aos candidatos que participam de seus processos de seleção para cargos de atendimento ao consumidor e promotor de venda presencial. “Alcançamos neste ano um patamar de 86% de satisfeitos e muito satisfeitos. 90% dos profissionais registraram que recomendariam a seus amigos buscar uma colocação na organização. Estes índices demonstram que realmente estamos no caminho certo”, comemora Majo.
Internamente, outra medida em vigor é a disponibilização de um canal online para os funcionários esclarecerem dúvidas e tratarem de assuntos internos que anteriormente eram reportados por telefone. Com o uso dessa ferramenta, é possível categorizar e priorizar os temas, agilizando ainda mais o atendimento ao colaborador. Ao todo, a empresa contabiliza 2 milhões de acessos por mês à ferramenta, vindas de todas as unidades da empresa. Hoje, mais de 90% das demandas mensais são atendidas no prazo de até 72 horas.