A experiência imersiva da Fifa no Roblox fornecerá aos torcedores uma nova maneira extremamente emocionante de interagir com os amigos, celebrar a rica cultura e herança em todo o mundo
Faltando pouco tempo para o início da Copa do Mundo do Qatar, a FIFA tem investido em diversas parcerias para incrementar ainda mais a popularidade da entidade e do futebol. Nesta semana, o órgão máximo do futebol mundial anunciou que eles fizeram uma parceria duradoura com a Roblox – e com isso, disponibilizarão aos fãs da modalidade uma nova experiência imersiva no metaverso.
Chamado inicialmente de FIFA World, esse mundo digital permitirá que os seus integrantes se comuniquem com outros usuários em espaços sociais, coletem itens virtuais e até recebam algumas recompensas. Ademais, a plataforma no Roblox ainda permitirá que os usuários se divirtam com uma gama de jogos de habilidades, experimentem desafios de colecionador, e também tenha acesso a vídeos e eventos exclusivos no metaverso.
“Como parte de nosso compromisso de desenvolver o futebol e desenvolver maneiras de novos torcedores se envolverem com o esporte, a experiência imersiva da Fifa no Roblox fornecerá aos torcedores uma nova maneira extremamente emocionante de interagir com os amigos, celebrar a rica cultura e herança em todo o mundo. A maior competição esportiva demonstra sua criatividade e orgulho nacional por meio de vários recursos e mecânicas”, afirmou o diretor de negócios da FIFA, Romy Gai.
O executivo ainda ressalta a crença que a entidade tem de que o metaverso proporcionará uma experiência com diversas camadas, permitindo assim uma jogabilidade divertida e inclusiva, o que deve incrementar o engajamento dos fãs de futebol de todo o globo.
Enquanto isso, a vice-presidente de parcerias globais da Roblox, Christina Wootton, aponta que, com o lançamento deste metaverso, fãs de todo o mundo poderão se reunir e celebrar sua paixão pelo futebol. “Acreditamos que descobrir e desfrutar de eventos junto com amigos de todo o mundo é uma experiência única que muitas vezes não pode ser replicada no mundo físico. Com o Fifa World, os torcedores podem se reunir para celebrar e expressar seu fandom uns com os outros, apoiar seus times favoritos e ter acesso aos principais eventos esportivos da Fifa durante todo o ano”, disse Wootton.
Como já era de se esperar, não é somente a entidade que tem aproveitado a proximidade com a Copa do Mundo, para começar a lançar novos serviços e produtos relacionados aos torneios. No Brasil, as plataformas de apostas que aceitam astropay, por exemplo, passaram a disponibilizar uma variedade de promoções para os torcedores, que vão desde facilidades de pagamento, apostas com seguro, bônus de boas-vindas e até odds aumentadas. Com isso, o usuário tem acesso a diversas facilidades, das quais pode tirar proveito para aumentar seus saldo e até suas chances de acerto se traçar a estratégia correta.
Excesso de jogos
Recentemente, a cúpula da FIFA visitou o Brasil e o Paraguai, tendo um encontro com a Conmebol. Com isso, alguns dirigentes da entidade chegaram a apontar que há um excesso de partidas nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Não faz muito tempo, que a Conmebol aprovou a continuação do atual sistema de classificação para o Mundial, onde as seleções sul-americanas jogam entre si, com isso, cada equipe disputa 18 jogos.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF)se manifestou na ocasião, propondo um novo modelo que teria menos partidas. A Conmebol chegou a cogitá-lo, mas boa parte das federações do futebol sul-americano optaram pelo formato com mais partidas, já que dessa forma poderiam lucrar mais com a venda dos confrontos para a TV.
De acordo com a FIFA, não existe outro continente onde se precise jogar tanto para conquistar uma vaga na Copa – a título de comparação, na Europa as seleções precisam disputar somente 8 jogos. No entanto, algumas precisam disputar mais algumas partidas caso não consigam a vaga direta e caiam na repescagem.