Diretor da Catho compartilha dicas para desfrutar o momento e alcançar primeira colocação ou recolocação no mercado.
Segundo dados divulgados pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), houve um aumento de 51,76% no número de pessoas em busca de uma vaga de trabalho temporário. Foram 49.726 procuras apenas entre janeiro e junho de 2024, contra 32.788 no mesmo período do ano passado. No entanto, a quantidade tende a aumentar ainda mais durante o fim de ano, conforme se aproximam datas importantes como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, que aquecem o comércio.
Para aqueles que desejam aproveitar uma inserção ou reinserção no mercado de trabalho, o momento torna-se oportuno e chama a atenção, principalmente, de jovens que estão em busca do primeiro emprego – e as companhias seguem a mesma linha. De acordo com dados de 2023 da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 59% das empresas dão preferência à contratação de profissionais entre 18 e 34 anos, com, no mínimo, o ensino médio completo. Ainda, há oportunidades para efetivação após o fim do contrato. Em 2023, a taxa foi de 14%.
“Durante essa época, além das vagas que requerem determinadas qualificações e formações, também há muitas empresas que anunciam oportunidades sem exigirem experiência, como em setores mais operacionais, o que também contribui para um espaço de primeiro emprego para aqueles que querem ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez. Neste cenário, muitos jovens podem encontrar ambientes para adquirirem experiências e iniciarem suas carreiras”, diz Fabio Maeda, diretor da unidade de candidatos da Catho, marketplace que conecta empresas e candidatos que estão em busca de emprego.
Mas como escolher a melhor opção?
Para o diretor, alguns passos são importantes na hora de se preparar e escolher a melhor oferta de emprego temporário neste período do ano, e o processo começa já no próprio currículo:
“Certificar-se que o currículo está atualizado e alinhado com as exigências do mercado e com suas competências mais recentes faz toda a diferença e ajuda na hora da contratação. Já na entrevista, destaque suas habilidades e demonstre sua capacidade de adaptação e trabalho em equipe, características muito valorizadas nesse tipo de vaga. Além disso, sempre que possível, invista em capacitação especialmente em áreas como atendimento ao cliente, vendas, e-commerce, logística e informática, com cursos rápidos e gratuitos que podem ser encontrados na internet”, pontua Maeda.
Estar preparado para processos seletivos, como estudar sobre a empresa e os seus pontos fortes e pontos a melhorar, também é um fator importante levantado por Fábio. Ainda mais em época com muita procura por candidatos, estar pronto para entrevistas imediatas e com disponibilidade para contatos pode ajudar a conseguir o cargo.
“Ficar atento às plataformas de empregabilidade, como a Catho, é ter um canal próximo às empresas que estão recrutando. Hoje, temos mais de 45 mil vagas temporárias abertas na nossa plataforma e a ideia é ser esse elo direto para uma admissão mais assertiva e eficiente”, destaca Maeda.
Ter comprometimento e encarar a atividade com seriedade, mesmo que o emprego tenha prazo definido, é um bom diferencial para conseguir uma efetivação, mostrando proatividade, compromisso e vontade de aprender, ainda conforme o especialista.
“As vagas temporárias são um mar de oportunidades para diferentes áreas do mercado, sobretudo para aqueles que querem experiência em um primeiro emprego e visam desenvolver habilidades essenciais, como comunicação, trabalho em equipe e gestão de tempo, bem como ter um grande degrau para futuras atividades, criando um início promissor na carreira”, finaliza o diretor.